Justiça: Secretário participa de audiência sobre o Caso Parmalat

Audiência foi realizada nesta quarta-feira, dia 14

qui, 15/04/2004 - 16h46 | Do Portal do Governo

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes, participou nesta quarta-feira, dia 14, da audiência pública sobre o caso Parmalat na Assembléia Legislativa do Estado (Alesp).

A audiência, promovida pela Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembléia Legislativa a pedido do Deputado Simão Pedro, teve como principal objetivo discutir propostas e soluções para os problemas gerados pela crise da multinacional italiana.

O secretário apresentou aos deputados o mapeamento societário das empresas do Estado ligadas à Parmalat. O estudo feito pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com a Junta Comercial do Estado de São Paulo, aponta o envolvimento de 18 empresas e uma movimentação financeira de mais de US$ 1 bilhão.

Alexandre de Moraes reiterou o interesse da Secretaria da Justiça em apurar as responsabilidades dos possíveis envolvidos e fazer o necessário para a manutenção dos postos de trabalho nas regiões atingidas pela crise da multinacional italiana.

“Nossa preocupação não é somente a responsabilização dos sócios das empresas ligadas à Parmalat, mas também a manutenção das cadeias produtivas que foram criadas por essas empresas no Estado de São Paulo”, afirmou o secretário.

Marcelo Manhães, presidente da Jucesp, também falou sobre a necessidade de manutenção das cadeias produtivas do Estado e ressaltou a importância da elaboração do mapeamento societário. Segundo ele, os Estados, por meio de suas juntas comerciais, deveriam elaborar levantamentos societários para aferir as possíveis ramificações do grupo italiano do Brasil.

Além do secretário Alexandre de Moraes e do presidente da Jucesp, participaram também audiência pública o presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembléia Legislativa, Zico Prado, o presidente da Câmara Setorial de Leite e Derivados da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Antonio José Xavier, o presidente do Conselho Gestor da Parmalat, Nelson de Sampaio Bastos, e o membro do Conselho Administrativo da multinacional italiana, Raul Rozental.

O deputado estadual, Elvino Bonh Gass (PT-RS), o presidente da Associação de Produtores de Leite do Estado de São Paulo, Marcello de Moura Campos Filho, e demais representantes dos trabalhadores de indústrias de alimentos e de associações de produtores de leite também participaram da audiência pública na Assembléia Legislativa.

Vinicius Traldi, Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.