Justiça: Secretário participa da cerimônia de posse da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP

Comissão é presidida por Luiz Flávio Borges D'Urso

qua, 28/07/2004 - 19h08 | Do Portal do Governo

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, participou nesta quarta-feira, dia 28 da cerimônia
de posse da Comissão de Direitos Humanos da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). A Comissão é presidida por Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da OAB-SP, e tem como vice-presidente e principal articulador o advogado Hédio Silva Jr.

Durante o evento, o ex-ministro da Justiça, José Gregori, afirmou que a Comissão de Direitos Humanos da OAB é um dos pontos cardeais da sociedade na luta pela garantia de direitos fundamentais.

Já o vice-governador, Cláudio Lembo ressaltou a importância da ascensão de um representante da comunidade negra a um posto de grande importância. ‘Este é um momento singular na trajetória da OAB. Aqui se interrompe um ciclo de cinismo na história do País, pois nada melhor do que um negro, que viveu o preconceito, para lutar pelos direitos de toda a sociedade’, declarou Lembo.

Lideranças

O auditório da OAB-SP estava lotado. Representantes de diversas organizações de defesa dos direitos humanos, além de lideranças religiosas participaram do evento. Para o vice-presidente da Comissão, Hédio Silva Jr., se, nos dias de hoje, a luta pelos direitos humanos integra a pauta de diversas instituições em todo o Brasil, isso ‘é devido ao pioneirismo da OAB, uma organização que sempre se posicionou na linha de frente em batalhas pelos direitos dos cidadãos’.

Por fim, o presidente da OAB-SP afirmou que não basta que a Comissão esteja voltada apenas para o universo dos bacharéis. ‘É seguro dizer que o principal objetivo da Comissão é fazer de cada pessoa um guardião dos direitos humanos’, finalizou.

A cerimônia contou com a participação do secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, do vice-prefeito
de São Paulo, Hélio Bicudo, do deputado federal Luiz Eduardo Grenhalgh, do rabino Henry Sobel, presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista, entre outros.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.