Justiça: Secretário inaugura Escritório Regional em Santos

A Junta Comercial firmou convênio com o Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista

qua, 09/06/2004 - 15h56 | Do Portal do Governo

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, inaugurou nesta terça-feira, dia 8, o Escritório Regional de Santos. Para a instalação desta unidade, a Junta Comercial firmou convênio com o Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista.

A cerimônia contou com a presença do secretário da Justiça, José Jesus Cazetta Júnior, do presidente da Jucesp, Marcelo Manhães de Almeida, do presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Alberto Weberman, e do vice-presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Haroldo Piccina.

Para o secretário da Justiça, a inauguração do escritório proporcionará maior celeridade aos processos de abertura e fechamento de empresas na Baixada Santista.

“O Escritório Regional de Santos atenderá cerca de 123 mil empresas sediadas na Baixada Santista. Para termos uma noção do que representa esse número, basta compararmos com o Estado de Sergipe, que conta com 80 mil empresas registradas, incluindo as empresas inativas”, comentou o secretário. A cidade de Santos conta com 68 mil empresas registradas.

O secretário explicou que, para a abertura da nova unidade, foram analisadas as necessidades da região, a qualidade dos parceiros, além de treinamentos e constantes reciclagens dos servidores e funcionários. “A Baixada Santista ganha, e muito, com a instalação desse escritório, que facilitará a constituição das empresas e o registro de seus atos societários.”

O presidente da Junta Comercial lembrou que a abertura do escritório na Baixada Santista aproximará o usuário dos serviços prestados pelo órgão público. Segundo Marcelo Manhães, a inauguração é a confirmação de que “parcerias mantidas com entidades privadas sem fins lucrativos, idôneas e representativas, só tende a dar bons frutos.”

Além de Santos, o novo escritório atenderá as cidades de São Vicente, Praia Grande, Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Peruíbe, Iguape, Juquiá, Itariri, Eldorado, Sete Barras e Iporanga.

Participaram da inauguração o presidente da Câmara Municipal de Santos, Odair Gonzalez, o promotor de Justiça da Defesa do Consumidor, Edson Correa Batista, e o presidente da Associação Comercial de Santos, José Moreira da Silva.

O novo escritório tornará mais ágil o processo de registros na Junta Comercial, uma vez que os documentos não serão mais remetidos aos escritório de Santo André e da capital paulista. De acordo com os técnicos da entidade, as empresas da Baixada Santista poderão registrar seus documentos em um prazo máximo de 24 horas.

O Escritório Regional de Santos será administrado por José Kauffmann Neto, superintendente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, e atenderá a população na Avenida Ana Costa, 25, Vila Matias – Santos.

Juliana Parlato – da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania