Justiça: Secretário discute nova reestruturação da Febem com diretores do Secovi

Proposta visa trazer programas sociais da entidade à fundação

qua, 27/04/2005 - 19h40 | Do Portal do Governo

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania e Presidente da Febem, Alexandre de Moraes, visitou nesta quarta-feira, dia 27, o presidente do Secovi, Romeu Chap Chap, e demais representantes da entidade. Na reunião, Moraes falou sobre o pacote de medidas para a Febem, que abrange o processo de reestruturação e implantação de novas unidades, além de estreitar o relacionamento entre a Secovi e a Febem – a intenção é promover uma parceria para o atendimento ao jovem em conflito com a lei, por meio dos programas sociais mantidos pela entidade, principalmente o Programa Ampliar.

‘A Febem precisa de parceiros para aumentar a qualidade do serviço prestado ao adolescente, principalmente depois do período de internação’, explica Alexandre de Moraes. ‘Quando o adolescente passa para a medida de semiliberdade ou liberdade assistida, precisa do apoio das entidades e principalmente da comunidade, para que não tenha oportunidade de voltar ao crime’.

O secretário também ressaltou a importância do Programa Ampliar. ‘Os profissionais do Programa Ampliar conhecem o problema do jovem carente e em risco, gostam do trabalho que realizam e seria de grande ajuda aos jovens egressos da fundação’.

Moraes aproveitou a oportunidade para falar do modelo arquitetônico das novas unidades, que serão prédios de três andares, sendo no último uma quadra poliesportiva coberta, com amplos espaços para salas de aula, biblioteca, cursos profissionalizantes, além de alterar a aparência – já que as unidades serão parecidas com escolas normais – para ajudar a diminuir o preconceito das pessoas que não querem morar perto de uma construção que lembra um presídio. As novas unidades devem estar prontas até o mês de outubro.

Programa Ampliar

O programa de Educação e Formação Profissional para Adolescentes Carentes – Ampliar – é um projeto social apoiado por parcerias, que oferece aos adolescentes em risco aprendizado em várias disciplinas, atendimento médico e odontológico, além de vários outros benefícios levados às comunidades de baixa renda da Grande São Paulo por meio de convênios com o Senai e o Senac. Também desenvolve atividades complementares, como a comercialização de produtos: uniformes para condomínios e camisetas promocionais; cartões de Natal ilustrados pelos educandos. Essa iniciativa objetiva a captação de recursos adicionais.