Justiça: Secretário discute com relator da OEA formas de monitorar discriminação racial

Encontro foi realizado nesta terça-feira, na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

qua, 06/07/2005 - 14h41 | Do Portal do Governo

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, Hédio Silva Jr., recebeu, na última terça-feira, dia 5, a visita do relator especial da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) sobre os Direitos dos Afro-descendentes e contra a Discriminação Racial, Clare Roberts.

Roberts contou ao secretário da Justiça que apreciou os encontros mantidos no Brasil junto às diversas instituições, quando ocorreram muitas trocas de informações. “Quero ser um relator atuante. A partir de agora poderemos monitorar formas discriminatórias contra os afro-descendentes do Canadá a Argentina”, afirmou.

Após breve explanação sobre a trajetória pessoal, que inclui 25 anos de luta contra o racismo, Hédio Silva Jr. explicou a Clare Roberts que o Brasil nunca mereceu a devida atenção por parte do sistema internacional de direitos humanos por causa do mito da cordialidade racial. “O governo de São Paulo está absolutamente comprometido com esse tema, tanto que há um negro ocupando uma pasta de tanto destaque, como a Secretaria da Justiça”, ressaltou.

Hédio Silva Jr. colocou-se à disposição do relator para que, juntos, pensem em ações conjuntas contra formas anti-discriminatórias. “O princípio da não discriminação que orienta os tratados internacionais pode ser um espaço privilegiado para a construção de um texto normativo que descreva de forma mais cristalina o papel do Estado na promoção da igualdade racial”, sugeriu o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Assessoria de Imprensa

(LRK)