Justiça: Secretário apresenta projetos na cidade de Birigui

A visita será nesta quinta-feira, dia 23

ter, 21/05/2002 - 15h37 | Do Portal do Governo

Incentivar a criação de Conselhos Municipais Antidrogas (Comads) e apresentar o projeto ‘Cidadania Para Todos’ aos prefeitos da região de Araçatuba são os principais objetivos da visita do secretário-adjunto de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Geanpaolo Poggio Smanio, à cidade de Birigui, na próxima quinta-feira,23. A Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer também divulgará os projetos Academia Cidadã e Clube Cidadão.

Para acelerar a criação de conselhos antidrogas, cuja meta é diminuir a incidência de drogas e entorpecentes nas cidades paulistas, o secretário da Justiça distribuirá às autoridades locais um kit completo, com todos os dados, anteprojetos de lei, regulamentos etc, que irão ajudar o município a participar desse programa. A intenção da Secretaria de Justiça é criar conselhos antidrogas nos 645 municípios do Estado até o final do ano.

São tarefas dos Comads coordenar, desenvolver e estimular programas e atividades de prevenção e disseminação do tráfico e do uso de drogas e entorpecentes. Além de cooperar com serviços de encaminhamento e tratamento de dependentes químicos, formular sugestões para as ações de fiscalização e repressão, implementar estudos e pesquisas sobre o problema do uso indevido de drogas que determinem dependências física ou psíquica e outros.

Cidadania Para Todos

O projeto ‘Cidadania Para Todos’ também será enfatizado pelo secretário, durante sua estada em Birigüi. O projeto tem o objetivo de levar à população mais carente vários serviços desenvolvidos pela secretaria de Justiça e por outros órgãos do governo do Estado, de forma a garantir a cidadania e proteção do cidadão.

No ‘Cidadania Para Todos’ a população consegue assistência jurídica; emissão de documentos (cédula de identidade, carteira de Trabalho e segunda via da certidão de nascimento); fazer reclamações ao Procon e ao Ipem, sobre produtos e serviços, além de ser orientada a respeito do funcionamento do (Programa de Proteção à Testemunhas do Estado de São Paulo (Provita), do Centro de Referência e Apoio à Vitima (Cravi), Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc). Todos os serviços são prestados de forma rápida e integrada e em um único espaço.

Desde a sua implantação, em abril último, o projeto já atendeu, cerca de quatro mil pessoas, nas cidades de São José dos Campos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Data: quinta-feira, dia 23
Horário: 9 horas
Local: Pérola Clube – Rua Mário de Souza Campo, 665.