Justiça: Secretário Alexandre de Moraes incentiva a criação de conselhos antidrogas

Intenção do governo é criar conselhos antidrogas nos 645 municípios do Estado até o final do ano

sex, 17/05/2002 - 20h32 | Do Portal do Governo

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, visitou a cidade de Ribeirão Preto, nesta quinta-feira, dia 16, para incentivar os prefeitos da região a criarem Conselhos Municipais Antidrogas – Comads, como forma de diminuir a incidência de drogas e entorpecentes nas cidades paulistas.

Para agilizar a criação dos Comads, a Secretaria da Justiça começou a distribuir um kit completo, com todos os dados, anteprojetos de lei e regulamentos que irão ajudar o município a se engajar na jornada. A intenção do secretário Alexandre de Moraes é criar conselhos antidrogas nos 645 municípios do Estado até o final do ano.

São tarefas do Comad coordenar, desenvolver e estimular programas e atividades de prevenção e disseminação do tráfico e do uso de drogas e entorpecentes. Além de cooperar com serviços de encaminhamento e tratamento de dependentes químicos, formular sugestões para as ações de fiscalização e repressão, implementar estudos e pesquisas sobre o problema do uso indevido de drogas que determinem dependências física ou psíquica e outros. O encontro foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

Serviços gratuitos à população

A Secretaria da Justiça também levou para Ribeirão Preto o projeto ‘Cidadania Para Todos’, que consiste na prestação de inúmeros serviços gratuitos à população, de forma rápida e integrada, e em um único espaço.

Durante todo o dia, os moradores puderam contar com serviços de assistência jurídica e odontólogica gratuita; emissão de carteira de trabalho, cédula de identidade e 2ª via da certidão de nascimento; atendimento do Procon e do Ipem – Instituto de Pesos e Medidas, sobre as mais diversas relações de consumo; orientação sobre direitos humanos e prevenção ao uso de drogas, além de corte de cabelo, medição de pressão e posto de atendimento do INSS.