Justiça: Secretaria usa painel eletrônico para encontrar crianças desaparecidas

Objetivo é aumentar índice de menores localizados e devolvidos às famílias, que hoje tem êxito em 70% dos casos

sex, 27/06/2003 - 12h25 | Do Portal do Governo

“Você não é mágico, mas pode fazer uma criança reaparecer”. Com esse slogan, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania vai desenvolver uma campanha para aumentar os índices de localização de crianças e adolescentes desaparecidos em São Paulo.

Os números são alarmantes. Em 2001, a Divisão de Proteção à Pessoa Desaparecida registrou 6.790 casos, envolvendo menores de 18 anos no Estado de São Paulo. Destes, 4.871 foram encontrados e devolvidos aos familiares, o que significa êxito em mais de 70% dos casos.

Para aumentar esse índice, o Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, assinou na última terça-feira, dia 24, termo de parceria com a empresa de painéis eletrônicos Alphavision, que cederá durante um ano, gratuitamente, espaço diário em pontos movimentados da cidade.

Os painéis exibirão fotos das crianças desaparecidas, fornecidas pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), e imagens da cartolinha, que é o logotipo da campanha.
Os painéis fixos estão em dois pontos da Avenida Paulista: um na altura do metrô Brigadeiro e outro em frente ao prédio da Gazeta.

Estão também na Marginal do Tietê, nas Avenidas Cidade Jardim, Faria Lima e 23 de Maio. Há, ainda, um painel eletrônico móvel instalado em Campos do Jordão, em frente ao Shopping Center Suíço. ‘São duzentas inserções diárias, de 17 segundos cada, que estão no ar desde o dia 25’, enfatizou o secretário.

O objetivo da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania é organizar um serviço permanente de apoio às famílias das crianças desaparecidas, unindo os esforços de empresas, órgãos governamentais e ONGS que realizam trabalhos nessa área.

SERVIÇO
Mais detalhes da campanha podem ser encontrados no site da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania: www.justica.sp.gov.br, que conduz o internauta aos arquivos do DHPP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Justiça e Cidadania

(AM)