Justiça: Secretaria realiza o II Ecncontro da Rede de Agentes da Cidadania em comunidade quilombola

Eventos acontecem nos dias 10 a 12 de dezembro

sex, 17/12/2004 - 19h51 | Do Portal do Governo

Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro a Assessoria de Defesa da Cidadania (ADC), órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou o II Encontro da Rede de Agentes da Cidadania. O evento ocorreu na comunidade quilombola de São Pedro, próximo a Eldorado, no Vale do Ribeira, em São Paulo. O objetivo da reunião foi a formação de um fórum permanente de cidadania e juventude na região, para que haja uma agenda de discussões sobre assuntos ligados aos interesses da comunidade, como direitos humanos e cidadania.

As propostas foram feitas durante o Diálogos com a Juventude, projeto da ADC que visa o debate de idéias para a formação de agentes multiplicadores em áreas carentes e comunidades quilombolas no interior do Estado. No dia 11 de dezembro foram discutidos a Participação Política e a Formação da Rede de Agentes, com o tema centrado em ações referentes à macro-organização e conjuntura política onde está inserida a juventude. Os participantes também debateram a questão do acesso a redes de comunicação e a construção de espaços para formação e capacitação política dos jovens.

A população quilombola da região ganhou na ocasião uma sala com computadores cedidos pelo Comitê de Democratização da Informática (CDI), instalado na sede do Instituto de Terras de São Paulo (Itesp) em Eldorado. Assim, os habitantes da comunidade terão acesso à tecnologia digital.

Fizeram parte da mesa de discussão as principais lideranças da juventude da região, além de convidados de outros Estados. Entre eles, estavam representantes das entidades do movimento negro e de Ongs de prevenção a DST/AIDS, de Santa Catarina; jornalistas de Minas Gerais que atuam em comunidades quilombolas de seu Estado e em comunidades no Pará e Sergipe; representantes da Pró-reitoria da UNICAMP e membros de entidades com sede em São Paulo e do poder público local.

No encontro, foram definidas as seguintes propostas para a Rede de Agentes da Cidadania. Quatro encontros básicos serão realizados em março, julho, setembro e dezembro de 2005, na capital e interior de São Paulo. Também haverá um encontro estadual da juventude quilombola no mês de maio (referente ao dia nacional de combate a discriminação racial, que se celebra em 13 de maio) Os agentes se comunicarão, principalmente pela internet, e cada entidade envolvida terá um endereço virtual.

Além disso, serão elaborados, um site na internet da Rede de Agentes e um boletim da cidadania impresso. Entre os meses de fevereiro e março será realizado um curso específico de formação política para 20 lideranças quilombolas, no Projeto Cidadania Digital da Secretaria da Justiça.

O primeiro encontro da Rede de Agentes da Cidadania foi realizado na Secretaria da Justiça, em julho de 2004. E, o próximo encontro ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de março de 2005, na cidade de São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.