Justiça: Secretaria realiza exames de saúde em servidores

Programa Prevenir foi iniciado nesta terça-feira, dia 17

ter, 17/02/2004 - 18h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo iniciou nesta terça-feira, dia 17, as atividades do Programa Prevenir, do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Estadual (Iamspe). Funcionários do Iamspe estiveram na Secretaria e coletaram sangue de servidores da Justiça para a realização de exames de colesterol, glicemia, triglicérides e câncer de próstata.

O secretário-adjunto da Justiça, José Jesus Cazetta Júnior, deu início às atividades ao lado do superintendente do Iamspe, Milton Flávio Marques Lautenschlager, e do coordenador do programa, Pedro André Jafferian.

O Programa Prevenir foi implantado em 1998 e tem como objetivo a promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis entre os funcionários estaduais. Segundo Cazetta, o programa é necessário ‘pois serve como um alerta para a importância dos hábitos saudáveis e dos fatores de risco que levam ao aparecimento de doenças crônicas’.

Os pacientes que apresentarem taxas elevadas de colesterol, triglicérides ou glicemia serão encaminhados para o Sistema Único de Saúde (SUS) ou para convênios particulares.

Milton Flávio lembrou que além da prevenção, o programa permite o diagnóstico antecipado de doenças crônicas e promove a conscientização dos funcionários quanto à importância da periodicidade desses exames.

Quase todos os servidores são sedentários

A Secretaria da Justiça é parceira do Iamspe e foi uma das primeiras a aderir ao programa. Durante o rastreamento feito em 2001 (a coleta não foi realizada em 2002 e 2003), o Programa Prevenir levantou dados surpreendentes. O que mais chama a atenção é o número de pessoas inativas: nada menos do que 92,5% dos servidores estaduais são adeptos de uma vida sedentária.

O levantamento de 2001 também colocou em evidência o problema da obesidade: 43% dos servidores sofriam com o sobrepeso. Para completar o panorama pouco saudável, 29% eram fumantes.

As conseqüências deste estilo de vida foram reveladas no final da pesquisa. Foram identificados mais de 1.300 servidores com hipertensão, 228 com diabetes, 2.293 com alterações dos níveis de colesterol ou triglicérides no sangue, três com câncer de mama, dois com câncer de colo de útero e quatro com câncer de próstata.

Com o propósito de conscientizar os funcionários, o ‘Programa Prevenir’ realiza ainda palestras sobre tabagismo, atividades físicas e hábitos alimentares. Os encontros são agendados de acordo com o interesse das secretarias e são feitos por profissionais do Iamspe. As palestras sobre atividades físicas contam com a parceria do programa ‘Agita São Paulo’, da Secretaria da Saúde.

Juliana Parlato
Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J