Justiça: Secretaria realiza curso gratuito de comunicação social e mídia

Objetivo do curso é desenvolver nos jovens a capacidade de comunicação, além de criatividade na escrita

ter, 09/11/2004 - 15h18 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 12, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania dará início ao curso “Entendendo a Mídia”. Este evento é fruto da parceria entre a Assessoria da Defesa da Cidadania (ADC), a Universidade de São Paulo (Projeto Redigir) e a ONG Repórter Brasil. A iniciativa faz parte do projeto Cidadania Digital, organizado pela ADC, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

O objetivo do curso é desenvolver nos jovens a capacidade de comunicação, além de criatividade na escrita. Estímulo à leitura de jornais e revistas também são objetivos do curso, que deverá formar agentes multiplicadores da cidadania. Esta iniciativa está aberta à participação de representantes de comunidades de baixa renda, de organizações sociais, estudantes do ensino médio e jovens em situação de liberdade assistida. O curso será realizado nos Espaço Digital da Cidadania, espaço recentemente inaugurado dentro da Secretaria.

Para tanto, a ADC organizou um ciclo de palestras que trará temas relacionados à mídia, comunicação e jornalismo, com uma linguagem acessível mesmo às pessoas não iniciadas nos estudos da comunicação. No último dia do curso, dia 18 de dezembro, os alunos inscritos pela Secretaria participarão de uma oficina de criação de sites.

Durante a abertura, acontecerá o debate “Entendendo a Mídia”, com Leonardo Sakamoto, da ONG Repórter Brasil; Rodrigo Ratier, representante do projeto Redigir; Bia Barbosa, representante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e Prof. Dennis de Oliveira, diretor da faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de Piracicaba. O tema do debate será: Mídia e Democracia: o Direito à Palavra.

No sábado, 13 de novembro, o assunto desenvolvido será “Liberdade de Pensamento, lógica e filosofia contra as enganações na comunicação”, em palestra ministrada por Rodrigo Ratier, editor da Revista Mundo Estranho. Ele também estará no dia 20, com o tema: “Usando a lógica para ler melhor as notícias”

A “Liberdade de Opinião: imparcialidade e outros mitos do jornalismo em textos e fotos” será discutida por Maurício Monteiro Filho, jornalista membro da ONG Repórter Brasil, no dia 27 de novembro. No mesmo dia, a “Influência da economia e da política na comunicação” será tratada pelo Coletivo Brasil de Comunicação Social, Intervozes.

No dia 4 de dezembro, Júlio Bernardes, repórter da Agência USP de Notícias e professor do Projeto Redigir trará à discussão o tema: ”Televisão: sua história, sua função, suas polêmicas”.

Em 11 de dezembro, o assunto será “Liberdade de Expressão: democratização da mídia imprensa alternativa e comunicação comunitária”, ministrado por Marcel Gomes, editor da agência de notícias Carta Maior, fundador e colaborador do Projeto Redigir.

No último dia de curso, 18 de dezembro Thiago Guimarães e Paula Takada, jornalistas especializados em comunicação comunitária palestrarão sobre o tema: “Eu, repórter: criando sites, jornais comunitários e fanzines”.

Serviço:
Curso “Entendendo a Mídia”
– Local: Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”. Páteo do Colégio. Espaço da Cidadania Digital.
– Data: 12 e 13 de novembro, das 14 h às 17 horas. 20, 27 de novembro e 4,11 e 18 de dezembro, das 9h30 às 12h30.