Justiça: Secretaria realiza curso de agentes da cidadania

Evento será realizado até o dia 30

ter, 27/07/2004 - 13h31 | Do Portal do Governo

Teve início nesta segunda-feira, 26 de julho, o curso de formação de agentes da cidadania ‘Diálogos com a juventude’, organizado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio da Coordenadoria de Integração da Cidadania (CIC) e da Assessoria de Defesa da Cidadania (ADC).

O curso, que tem como objetivo fomentar o debate de idéias entre jovens que já atuam nas comunidades onde moram, trará um assunto diferente a cada dia. No primeiro dia, o tema em questão foi: “Juventude e participação política”.

Participaram do evento desta segunda-feira Alessandra Sanches, representante da ADC, Gabriela Dias, jornalista especializada em mídia alternativa, Carlos Alberto Moreira de Souza, da ONG Unegro, Marcia Regina Tosta Dias, doutoranda em Ciência Política pela USP e Zeca Almeida, responsável pelo projeto Rock e Cidadania da Rádio 89 FM.

Alessandra Sanches abriu a sessão de palestras falando sobre a relação entre globalização e direitos humanos e a participação do jovem na política. Marcia Dias introduziu o tema a partir do ponto de vista de meios de produção cultural, focalizando o distanciamento com a realidade da juventude.

Zeca Almeida apresentou o projeto Rock e Cidadania e o Rádio Ativo, no qual adolescentes atuantes em comunidades carentes produzem um programa na rádio, chamado “Ativando”. Carlos Moreira, representante da Unegro, falou sobre os direitos humanos e soluções que combateriam, de modo efetivo, a violência nas grandes cidades, como o apoio às iniciativas das comunidades carentes, o estímulo aos debates, a valorização dos trabalhos de rádios comunitárias e as práticas que dão voz a idéias iniciadas dentro das comunidades.

Os jovens participantes dos cinco dias de curso também contam com um espaço aberto à discussão. Os palestrantes respondem questões formuladas pelos presentes, que podem solucionar dúvidas e apresentar suas idéias. A Secretaria da Justiça também disponibilizou um espaço com computadores conectados à Internet para uso dos participantes.

Entre os cerca de 150 jovens vindos de diversas cidades de São Paulo, também participaram do “Diálogos com a Juventude” jovens de comunidades quilombolas e assentamentos rurais. Eles compareceram ao curso por meio de uma organização de jovens assentados que já existe há dois anos. Segundo José Amarante, técnico em desenvolvimento agrário da Fundação Instituto de Terras de São Paulo (Itesp) o “Diálogos com a Juventude”, amplia o conhecimento dos jovens, aborda assuntos pertencentes ao seu universo e abre caminho para conquistas, como um curso de informática e estágio remunerado, que já obtiveram.

O tema de hoje será Juventude, acesso à justiça e combate à violência.

Local: Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, Pátio do Colégio, 184. Centro – São Paulo
Data: 26 a 30 de julho
Horário: 14h às 18h

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça