Justiça: Secretaria promove II Curso de Capacitação para Juízes de Paz

Mediação é um processo que permite desafogar o Poder Judiciário

qua, 01/09/2004 - 14h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania promove nesta semana, por meio da Assessoria de Defesa da Cidadania (ADC), o II Curso de Capacitação de Juízes de Paz para o trabalho de mediação. O curso, que vai até o dia 3 de setembro, ocorre na sede da Secretaria, no Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”. Após as palestras, os participantes receberão certificado de conclusão de curso.

Os alunos assistiram, no dia 30, às palestras da professora especialista em mediação, Corinna Schabbel, sobre “Resoluções Alternativas de Disputas: Métodos Auto-Compositivos e Hetero Compositivos”, “Aspectos Sociológicos e Psicológicos dos Conflitos”, “Atitudes e Habilidades Pessoais e Interacionais”, entre outros.

No dia 31, foram apresentados temas como “Noções de Direitos e Amplitude do Conceito de Cidadania”, pelo coordenador do Centro de Integração da Cidadania, Roberto Hilsdorf Rocha, e “Noções de Português”, pelo professor Alcelino Sclaquette.

Nesta quarta-feira, dia 1º de setembro, os participantes assistirão às palestras da professora Corinna Schabbel: “Transformando Contextos Adversários em Colaborativos”, “Técnicas de Mediação” e “A Mediação como Instrumento de Negociação e Reconstrução de Relações”. Na quinta-feira (2), serão enfocados, pelo advogado e professor da PUC-SP, Fernando Oliveira Marques, os temas “Mediação no Brasil e no Mundo”, “Pragmática da Comunicação Humana”, “Mediador” e “Processo de Mediação “.

No último dia do curso, sexta-feira, os temas das palestras serão: “Vantagens e Desvantagens da Mediação”, “Mediação Administrativa nas Relações de Consumo” e “Justiça Restaurativa e Cidadania”. As palestras deste dia serão ministradas pela professora Corinna Schabbel.

A mediação é um processo no qual uma terceira pessoa, neutra, imparcial e devidamente treinada, colabora com as partes envolvidas em uma disputa para que possam resolver seus conflitos de forma cooperativa. O processo termina de maneira satisfatória quando as partes envolvidas saem beneficiadas, tornando a solução eficaz.

Além de levar justiça a quem não tem condições de contratar um advogado, a mediação é um processo que permite desafogar o Poder Judiciário. O objetivo do curso é preparar juízes de paz para o trabalho de mediação, como voluntários, na sede da Secretaria.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(AM)