Justiça: Secretaria promove curso para Combate e Prevenção ao Tráfico de Pessoas

Primeiro curso do País sobre o tema será realizado nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21 de maio

qua, 19/05/2004 - 10h20 | Do Portal do Governo

Formar agentes capazes de prevenir e combater o tráfico de pessoas. Com este objetivo, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania realizará nos dias 20 e 21 de maio, quinta e sexta-feira, o primeiro curso do país para Formação de Agentes para o Combate ao Tráfico de Seres Humanos.

Organizada pelo Escritório de Combate e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos – único no país – a iniciativa tem como objetivo auxiliar as autoridades competentes na redução do número de casos de tráfico de pessoas em todo território nacional.

O curso é direcionado aos representantes da sociedade civil organizada, às lideranças comunitárias e organizações não-governamentais. De acordo com a coordenadora do escritório, Alessandra Sanchez, a idéia é informar sobre as diferentes formas de aliciamento de mulheres e adolescentes, principais vítimas desta prática.

“Tendo em vista a complexidade do tema, nosso objetivo maior é sensibilizar a sociedade civil para a formação de uma grande rede de proteção às vítimas do tráfico de seres humanos”, afirma Alessandra.

Com uma programação didática, o curso contará com a participação de especialistas sobre o tema. Entre os palestrantes convidados estão a antropóloga e professora da Universidade de São Paulo (USP) Ana Lúcia Pastore, a procuradora do Estado de São Paulo e educadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Mônica de Melo, o promotor de Justiça do Estado Fábio Bechara, o delegado da Polícia Federal Flávio Trivella, e a psicóloga Rosário Ferreira.

Na quinta-feira, dia 20, o curso terá início às 11h, logo após a cerimônia de lançamento do primeiro Escritório de Combate e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos. Na sexta-feira (21), as atividades serão reiniciadas a partir das 9h, com a exposição do módulo Atendimento Psicológico e Social.

O Curso de Formação de Agentes para o Combate ao Tráfico de Seres Humanos será ministrado no Espaço da Cidadania André Franco Montoro, Pátio do Colégio, 184. Mais informações pelo telefone (11) 3291 2626.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(AM)