Justiça: Secretaria presta homenagem no Dia Internacional da Mulher

Objetivo foi traçar um retrato das conquistas femininas

ter, 08/03/2005 - 15h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania realizou nesta segunda-feira, dia 7, uma homenagem às mulheres pelo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Essa iniciativa da Assessoria de Defesa da Cidadania (ADC) teve o apoio da Secretaria Estadual da Cultura. O objetivo foi traçar um retrato das conquistas femininas e do que ainda é preciso fazer para atingir a igualdade de gênero.

O chefe de gabinete da Secretaria de Justiça, Armando Rovai, salientou a importância da comemoração. “A mulher é a mola propulsora do desenvolvimento. Por isso, é necessária a presença de todos os segmentos que aqui estão para o fortalecimento da cidadania.”

Uma das palestrantes foi a psicanalista Malvina Muszkat, fundadora do movimento Laço Branco. “A nossa campanha envolve diversos grupos, para que a população tenha consciência de que a violência se reproduz’, explica. Segundo uma pesquisa recente do Movimento, cerca de 70% dos homens que procuraram ajuda da Instituição mudaram suas atitudes em relação às mulheres, afirma a psicanalista.

Os portadores de deficiência também encontram empecilhos no cotidiano. Alcione Lourenço, presidente da Associação Comunitária Esperança do Futuro, falou sobre as barreiras na questão da acessibilidade do meio urbano e na educação. Mafoane Odara dos Santos, coordenadora da Rede Afro Jovem, citou algumas conquistas da mulher, como a criação das Delegacias de Defesa da Mulher; do Conselho da Condição Feminina; a cota de 20% de mulheres nos partidos políticos e a discussão sobre a descriminalização do aborto.

Na entrada do Espaço da Cidadania, onde o evento foi realizado, uma mostra de quadros ilustrou as conquistas das mulheres, com histórico da condição feminina desde o império até os dias de hoje.

Também participaram do evento Elisa Lucas Rodrigues, presidente do Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Conceição Paganele, presidente da Associação de Mães e Amigos da Criança e Adolescente em Risco (Amar).

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.