Justiça: Secretaria participa de Ato pela Paz Mundial

Durante cerimômia, líderes de outras religiões ofereceram suas contribuições pela Paz

seg, 22/09/2003 - 16h43 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Mundial da Paz, líderes de diferentes tradições religiosas estiveram reunidos no último dia 19, no Páteo do Colégio, para celebrar um Ato Inter-Religioso.

A promoção do evento foi da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo, Igreja Beato Padre José de Anchieta e iniciativa privada.

Na oportunidade, o sheikh Muhammad Ragip, da Ordem Sulfi Haveti Jerrahi, criticou a posição de países que desfrutam de reconhecimento e legitimidade internacional para assassinar civis indefesos, e a insensibilidade dos povos aos atos praticados.

O coronel Valter de Mello, da Associação Brasileira das Forças Internacionais da Paz da Organização das Nações Unidas de São Paulo, foi mais além. Ele enfatizou que a ONU deve ser reformulada, fortalecida e mais respeitada em suas resoluções pela paz.

O representante da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, George Farath, reiterou que a união entre o poder público e as organizações privadas é de fundamental importância para a construção de um mundo melhor.

Para o rabino Henry Sobel, da Congregação Israelita Paulista, o momento não é para discutir a violência ou o terror. Muitos povos sofreram e ainda sofrem a dor da intolerância. O preconceito ideológico, religiosos, racial é a maior barreira para o progresso humano, na opinião do rabino. Enquanto perdurar a estreiteza da visão, alertou Sobel, a religião, ao invés de irmanar, despertará o ódio entre os povos.

Durante o evento, líderes de outras religiões ofereceram suas contribuições pela Paz. Ao final, Walter Hiroshi, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, salientou que São Paulo é exemplo para o Brasil e para o Mundo no movimento pela Paz.

Participaram da cerimônia: Koen de Souza, monja budista da Comunidade Zen do Brasil, Joshin Francisco Capano, monge do Zen Budismo; Elias Andrade Pinto, reverendo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil; Rita de Cássia, sacerdotisa da Umbanda, Douglas Duran, presidente da Campanha de Desarmamento Infantil pelo Incentivo à Leitura e Valorização da Paz e outros.

Bete Subires da Secretaria da Justiça
C.A