Justiça: Secretaria informa e orienta visitantes da Reatech 2004

Evento é direcionado às pessoas portadoras de deficiências físicas

ter, 30/03/2004 - 17h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), participou da Reatech 2004 – III Feira Internacional de Tecnologias e Reabilitação e Inclusão. Direcionado às pessoas portadoras de deficiências físicas, o evento reuniu cerca de 20 mil visitantes.

A participação da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania no evento teve como principal objetivo a popularização do Programa Estadual de Direitos Humanos (PEDH), que garante uma série de incentivos e direitos às pessoas portadoras de deficiências.

As principais informações sobre os benefícios aos portadores de necessidades especiais estão dispostas no “Guia da Cidadania e Comunidade”. Elaborado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, o exemplar está sendo distribuído aos visitantes da Reatech 2004.

De acordo com a Assessora Técnica da Junta Comercial de São Paulo e membro do Conselho Estadual para Assuntos de Pessoas Portadoras de Deficiências, Karina Bonetti, a procura por este tipo de informações tem crescido nos últimos anos. “Os portadores de necessidades especiais estão mais politizados e conscientes dos seus direitos”, explica.

O auxiliar de documentação, Paulo Roberto Pereira Pimentel, é um exemplo deste novo perfil de portadores de necessidades especiais. Deficiente físico desde os três meses de idade, Pimentel conta que sempre procurou se informar sobre seus direitos e deveres como cidadão. “Consegui meu primeiro emprego por meio de programas governamentais”, revela.

Para ele, a iniciativa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania em distribuir o “Guia da Cidadania e Comunidade” é sensacional. “Muita gente agora vai conhecer seus direitos”, afirma.

Um dos primeiros que irá se beneficiar com as informações do guia será o fiscal de transportes, Samuel da Costa. Depois de retirar seu exemplar no estande da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, ele revelou que desconhecia as ações do governo do Estado em prol dos deficientes físicos. “Nunca soube onde procurar este tipo de informações”, salientou. Costa foi mais um dos visitantes que receberam o material informativo da SJDC.