Justiça: Secretaria inaugura posto da Jucesp em Cruzeiro

Inauguração será nesta quinta-feira, dia 20

qua, 19/02/2003 - 13h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo irá inaugurar nesta quinta-feira, dia 20, o posto regional da Junta Comercial do Estado de São Paulo na cidade de Cruzeiro.

Essa é a 50ª unidade inaugurada no Interior. A iniciativa beneficiará cerca de 7.600 estabelecimentos comerciais do município registrados na Junta e que geram uma centena de registros por mês. Para obter a documentação os comerciantes contadores e advogados da região eram obrigados, até então, a se deslocarem para São José dos Campos.

Os postos da Jucesp, órgão subordinado à Secretaria da Justiça, funcionam como um protocolo avançado recebendo e encaminhando para a sede da Jucesp, ou para o escritório regional mais próximo os documentos de aberturas, alterações, encerramentos de empresas, devolvendo-os aos usuários após análise.

Se houver alguma irregularidade com os documentos apresentados, como falta de assinaturas, rasuras ou cláusulas que não estejam de acordo com a lei, o interessado é avisado e orientado sobre como proceder para obter o registro da empresa.

No caso do posto da cidade de Cruzeiro, o escritório regional mais próximo é o de São José dos Campos, criado em dezembro de 1997, em parceria com a Associação Comercial e Industrial, Associação das Empresas Contábeis, Sindicato dos Contabilistas e Prefeitura do Município de São José dos Campos.

O escritório também tem como finalidade receber e registrar os documentos de aberturas, alterações e encerramentos de empresas, com exceção às Sociedades por Ações que devem obrigatoriamente ser encaminhados para a sede da Jucesp. Em Cruzeiro, o posto funcionará de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Na região já existem quatro postos regionais, também subordinados ao escritório de São José dos Campos. São eles: Guaratinguetá, Jacareí, Taubaté e Ubatuba, além de mais outros dois postos que serão inaugurados este mês: Lorena e Pindamonhangaba.

A cerimônia de inauguração será realizada às 11 horas. Estarão presentes ao evento o prefeito do município, Celso de Almeida Laje (PFL); o presidente da Jucesp, Armando Rovai; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Anderson Babboni da Silva; o diretor executivo do Procon/ SP, Gustavo Marrone e demais autoridades.

Na ocasião, Alexandre de Moraes visitará, às 10h30, a sede do Procon de Cruzeiro, localizada na Prefeitura, à Rua Capitão Neco, 118 – Centro