Justiça: Secretaria forma mediadores comunitários de conflitos

Centro de Integração da Cidadania da zona norte prestará mais um serviço gratuito à população

ter, 21/10/2003 - 9h40 | Do Portal do Governo

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) da zona norte prestará mais um serviço gratuito à população: a mediação comunitária de conflitos. A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo entrega, nesta terça-feira, dia 21, certificados aos 35 representantes da sociedade civil que concluíram o curso de mediação de conflitos, realizado pelo Tribunal Arbitral do Comércio. A solenidade será nas dependência do CIC Leste (Rua Padre Virgílio Campelo, 150 – Itaim Paulista).

A mediação e arbitragem são procedimentos extrajudiciais que permitirão aos indivíduos e aos grupos sociais, por meio do diálogo, uma solução simples e eficaz para seus problemas. Essa iniciativa tem como objetivo desafogar a Justiça, já que, antes de abrir um processo judicial, as pessoas poderão receber a ajuda dos mediadores para a solução ágil e sem nenhum de diversos conflitos.

Essa iniciativa também irá ajudar na prevenção da violência e na colocação do cidadão como sujeito e protagonista de sua própria história, além de fortalecer as lideranças da comunidade local. A viabilização do projeto contou com recursos financeiros cedidos pelo Ministério da Justiça.

No período de fevereiro a agosto, o curso abordou os conflitos de ordem familiar entre vizinhos e também a violência doméstica. Além disso, enfatizou a imparcialidade do mediador nas questões apresentadas e a compreensão das causas não visíveis. Foram 60 horas, que habilitaram os participantes (representantes da própria comunidade) a executarem os serviços.

CIC

O objetivo do CIC é prestar à população carente uma série de serviços públicos e auxiliar no combate à criminalidade, promovendo a inclusão social e estimulando a participação solidária da comunidade. Atuam no local um juiz, um promotor, um delegado e assistentes sociais. São mais de 18 serviços públicos oferecidos gratuitamente aos usuários.

A Capital conta com quatro unidades, distribuídas pela regiões leste, oeste, norte e sul. Os municípios de Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos também foram contemplados com o programa, criado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. O CIC de Francisco Morato já está funcionando desde maio de 2003; em Ferraz de Vasconcelos a inauguração ocorrerá em breve.

Serviço
Data: Terça-feira, dia 21 de outubro de 2003
Horário: 11 horas
Local: CIC-Leste. Rua Padre Virgílio Campelo, 150 – Itaim Paulista –Encosta Norte.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(AM)