Justiça: Secretaria entra na luta contra o crime organizado

Convênio oferece acesso ao banco de dados da Jucesp, o maior da América Latina

ter, 09/09/2003 - 17h10 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Secretaria de Segurança Pública assinaram termo de cooperação na última sexta-feira, dia 5, que permite acesso on-line ao banco de dados cadastrais da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Assinaram o convênio o secretário da Justiça, Alexandre de Moraes, o secretário-adjunto da Segurança Pública, Marcelo Martins de Oliveira, representando o secretário Saulo de Castro Abreu Filho; o presidente da Junta Comercial, Armando Luiz Rovai, e o delegado de Polícia, Massilon José Bernardes Filho, representando o delegado geral, Marco Antonio Desgualdo.

O convênio destina-se a ampliar o sistema de informações da Secretaria de Segurança Pública, com a finalidade de agilizar os trâmites necessários ao desempenho da Polícia. A Jucesp, por sua vez, possui o maior banco de dados da América Latina, com 1,9 milhão de empresas registradas em atividade. Essa ação possibilitará uma atuação conjunta, ágil e inteligente de combate à fraude, à corrupção e, especialmente, à lavagem de dinheiro que passa por pessoas jurídicas.

Segundo Alexandre de Moraes, a assinatura de convênios como este tem o objetivo de favorecer as investigações policiais. ‘Pretendemos auxiliar no combate à corrupção, lavagem de dinheiro, empresas fantasmas e montagem de empresas que favorecem o escoamento de dinheiro proveniente de atividades ilícitas’, afirmou o secretário da Justiça.

O presidente da Jucesp, Armando Rovai, lembrou que a assinatura do convênio eliminará o lapso de tempo perdido entre a expedição de um ofício de requisição de informações e a chegada dessas informações até o órgão público. ‘Convênios como esse tornam a Junta Comercial um termômetro da vida empresarial e não apenas um órgão legislário’, declarou.

O diretor do departamento de inteligência da Polícia Civil (Dipol), Massilon José Bernardes Filho, lembrou que o excesso de papel torna o serviço público moroso. ‘Nós, que trabalhamos em órgão público, sabemos que o excesso de papel torna o trabalho muito difícil e que pesa a máquina administrativa. O momento que vivemos – com a globalização e a Internet – deixou a administração pública bem atrás da realidade. Estamos nos adequando tecnicamente e nos capacitando para acompanhar a realidade.’

O secretário-adjunto da Segurança Pública, Marcelo Martins de Oliveira, afirmou que assinatura tem um significado muito importante para o trabalho de investigação da Polícia e elogiou a atitude do secretário Alexandre de Moraes, que compreendeu essa necessidade, oferecendo o acesso às informações do banco de dados da Junta Comercial.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.