Justiça: Secretaria cria comissão para comemoração do centenário do XI de Agosto

Centro Acadêmico é vinculado à Faculdade de Direito da USP

qui, 24/04/2003 - 15h29 | Do Portal do Governo

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania


O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, e o presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, Ademir Picasso de Figueiredo, assinaram na tarde desta quinta-feira, dia 24, uma resolução criando uma comissão especial para promover as comemorações do centenário do Centro Acadêmico XI de Agosto.

A iniciativa leva em conta a relevante atuação da entidade para a promoção e defesa dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

Durante a cerimônia de assinatura, o secretário lembrou que o Centro Acadêmico XI de Agosto atuou nas principais lutas políticas da história do País, tendo cumprido importante papel na construção da nossa democracia.

Por outro lado, o presidente Ademir Picanço de Figueiredo salientou que o centenário do XI de Agosto foi construído por pessoas que emprestaram um pouco de sua juventude para lutar por aquilo que acreditavam. ‘Hoje, essas pessoas são ilustres profissionais que conservam a jovialidade do XI de Agosto”, disse.

A comissão tem caráter temporário e deverá atuar na organização e coordenação das atividades comemorativas da data, no âmbito da Secretaria da Justiça. Ela funcionará na sede da Pasta (Páteo do Colégio, 148 – Centro) e deverá estimular a participação de outras entidades, especialmente organizações não-governamentais; promover a participação dos órgãos governamentais interessados, além de garantir a adequada interligação com iniciativas previstas para a comemoração do mesmo centenário.

O secretário Alexandre de Moraes presidirá a comissão composta pelo secretário-adjunto da Pasta, José Jesus Cazetta Júnior, como vice-presidente; um representante da Secretaria, exercendo as funções de secretário-geral; dois representantes do Centro Acadêmico XI de Agosto e três integrantes de associações com atividade social relevante, escolhidos pela Secretaria da Justiça.

Segundo Moraes, também serão convidados a participar da Comissão a Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo; a Secretaria Estadual de Cultura, e a Imprensa Oficial do Estado.

Os trabalhos da Comissão serão prestados a título gratuito e não acarretarão despesas à Secretaria da Justiça.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (0xx11) 3241-2024 / 3291-2613/2614

V.C.