Justiça: São Paulo deve sediar Seminário Internacional de Combate ao Crime Organizado

A realização do evento foi discutida pelo Consulado italiano e Secretaria Estadual da Justiça

seg, 25/02/2002 - 16h24 | Do Portal do Governo

A realização de um seminário internacional para discutir a prevenção e combate ao crime organizado foi um dos assuntos abordados durante encontro entre o cônsul-geral da Itália, Gianluca Cortese, e o secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, no último dia 22.

Segundo o secretário Alexandre de Moraes, o seminário deverá contar com a presença do procurador-geral da Itália, Pierluigi Vigna, responsável pelo combate à Máfia Italiana, e seus colaboradores, o que possibilitará a troca de informações e experiências entre a Justiça italiana e a Justiça brasileira.

O combate à criminalidade é uma das principais metas da Secretaria da Justiça. Desde que assumiu a Pasta, em janeiro último, Alexandre de Moraes luta pela instalação de juizados especiais criminais na periferia, para que crimes de menor potencial ofensivo sejam julgados em caráter de urgência, a fim de acabar com a impunidade. A medida, exemplifica ele, irá desafogar a Justiça Criminal, que passará a ter um maior efetivo para combater o narcotráfico, por exemplo.

Além dos juizados especiais criminais, o secretário também está implementado a instalação de mais dez Centros de Integração da Cidadania (CICs), em áreas periféricas da Capital, Grande São Paulo e Interior; do Provita – Programa de Proteção à Testemunhas e do Centro de Referência e Apoio a Vítima que, em breve, terá um posto funcionando no Fórum Criminal da Barra Funda.