Justiça: São José do Rio Preto recebe mutirão para exame de DNA

Será realizado neste sábado, dia 3

sex, 02/09/2005 - 11h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Secretaria da Saúde seguem no processo de descentralização da coleta de sangue para exames de investigação de paternidade. No próximo sábado, dia 3, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça, vai atender 800 famílias de São José do Rio Preto e região, que compreende 98 municípios.

O projeto de descentralização, iniciado no mês de março, em Campinas, já atendeu 4.510 famílias. Na etapa de Araraquara, em 13 de agosto, foram atendidas 235 famílias, das 470 convocadas. Isso reduziu o tempo de espera dos exames e obtenção dos laudos, hoje estimado em nove meses. Um dos principais motivos dessa demora é a abstenção das famílias nos dias marcados para coleta de sangue.

Muitas vezes, os custos da viagem e a distância da sede do Imesc, localizado na capital, dificulta a vinda dos intimados. Com isso, uma nova data precisa ser marcada, o que paralisa o processo e gera atraso no atendimento. Além de reduzir o tempo de espera, os mutirões no interior beneficiam os moradores de baixa renda.

Esforço conjunto

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Imesc, será responsável pelo material utilizado e pelo transporte das amostras. O instituto fará, então, as análises e emitirá laudos conclusivos. Para a próxima etapa serão disponibilizados pelo instituto 1.040 cartões de coleta e 3.120 agulhas descartáveis.

A Secretaria da Saúde disponibilizará os funcionários e locais para a realização das coletas em cada cidade.

No segundo sábado deste mês será a vez do mutirão para a coleta de sangue na região de Presidente Prudente. A partir de outubro o Imesc começará a atender as famílias do interior, por meio de coletas de rotina semanais.

O que é o Imesc?

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia é um dos maiores centros de investigação de paternidade do mundo. O Núcleo de Perícias Laboratoriais tem capacidade para fornecer 4,5 mil laudos mensalmente. Atualmente atende aproximadamente 2 mil famílias ao mês.

O Instituto também tem por atribuição fazer exames de personalidade e de capacidade profissional, perícias de investigação maternidade e espólio por vínculo genético (DNA), bem como elaborar os laudos de perícias requisitadas pelas autoridades competentes

Data: Sábado, dia 3 de setembro de 2005.
Horário: 8 às 17 horas
Endereço: Ambulatório do Hospital de Base. Av. Brigadeiro Faria Lima, 5416

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça