Justiça: Sabadania no Jardim São Luiz realiza mais de 4 mil atendimentos

Evento acontece uma vez por mês em uma das seis unidades do CIC

ter, 27/07/2004 - 12h14 | Do Portal do Governo

O Sabadania do mês de julho levou uma série de serviços gratuitos na área de saúde e jurídica, além de atividades de
lazer e cultura aos moradores da região do Jardim São Luiz, na zona sul da capital. O evento aconteceu no último sábado, dia 24, no Centro de Integração da Cidadania (CIC-Sul), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Durante o dia, 4.279 pessoas passaram pelo local.

As pessoas que compareceram ao CIC tiveram acesso gratuito à medição de pressão arterial, peso e altura, exame glicemia, orientação e encaminhamento odontológico, além de serviços como corte de cabelo e limpeza de pele. Raquel de Oliveira, 52, trouxe o filho de 6 anos, que além de participar da palestra sobre higiene bucal ganhou uma escova e pasta de dente. Para ela, o Sabadania é muito importante, porque é muito difícil sair do bairro, em busca desses serviços. Raquel também aproveitou para cortar o cabelo e fazer limpeza de pele.

Durante o evento houve muita diversão. As alunas de danças do instituto Casa da Gente apresentaram coreografias de rap, balé e samba. No final da tarde, a roda de capoeira chamou atenção de todos que estiveram presentes no CIC São Luiz.

Além das danças, houve uma exposição dos poemas sobre o bairro, realizados por alunos que participam da oficina literária do professor Eliseu Marino. Maria José da Silva, de 50 anos, ficou emocionada ao ver seu próprio trabalho exposto. “As pessoas têm muito talento por aqui. Eu sempre quis escrever e achava que não era possível. Agora, na oficina tenho feito coisas lindas”, disse.

No total foram realizadas 160 medições de pressão arterial, 183 testes de glicemia, 525 encaminhamentos odontológicos e distribuição do mesmo número de escovas de dente. Também foram distribuídos 1.300 preservativos. Na palestra sobre sexualidade, 40 pessoas compareceram.

Os cuidados com a beleza também foram destaques no Sabadania. Enquanto os alunos da Acaesp Cabeleireiros realizaram 122 cortes de cabelo, as consultoras de beleza da Nemawashi Cosméticos fizeram 100 limpezas de pele.

Um dos órgãos da Secretaria da Justiça que colaborou com o evento foi o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), que fez 880 medições de peso e altura e distribuiu 350 cartilhas e materiais recreativos. O Procon, o Centro de Referência de Apoio à Vítima (Cravi) e a Junta Comercial estiveram a postos para realizar orientações sobre seus serviços.

O Sabadania acontece uma vez por mês em uma das seis unidades do CIC e conta com o apoio da Rádio Nativa FM, Nemawashi Cosméticos, do Hospital das Clínicas, da Uniodonto e da Secretaria de Estado de Comunicação.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.