Justiça: Sabadania no Jardim São Luís realiza cerca de 4 mil atendimentos

Shows, orientação sexual, arte e lazer animaram os moradores da zona Sul

ter, 26/10/2004 - 19h16 | Do Portal do Governo

No último sábado, dia 23, foi realizado o segundo Sabadania do ano, no Jardim São Luís, zona sul da capital. O evento que leva diversos serviços às áreas mais afastada da cidade, atendeu 4 mil pessoas neste fim de semana. O Sabadania é uma iniciativa da Coordenadoria de Integração da Cidadania (CIC), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo.

Os órgãos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania fazem parte do evento, prestando esclarecimentos sobre seus serviços. O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) realizou 850 medições de peso e altura na população. Outro órgão da Secretaria da Justiça que marcou presença no evento foi o Instituto de Terras do Estado de São Paulo, que levou uma barraca e pintou cerca de 105 crianças.

Mais uma vez, houve uma grande procura por serviços na área de saúde, por parte da população das imediações do bairro. Dona Vânia Lúcia, moradora da Chácara Santo Antônio, que ainda não havia participado de nenhum Sabadania, trouxe as duas filhas para escutar as orientações do dentista e se informar sobre encaminhamento odontológico. Ela também aproveitou o sábado para fazer uma limpeza de pele. “Não conhecia esse evento. O Sabadania está sendo muito produtivo para mim e para as minhas filhas”, afirmou.

Dona Margareth Silva Souza, moradora do Jardim São Luiz, também mostrou sua satisfação com a limpeza de pele oferecida pela Nemawashi Cosméticos, que realizou 70 limpezas de pele. “Só a mão desse homem aqui, vale tudo.” A escola de cabeleireiros Teruia também ajudou a deixar o pessoal do bairro mais elegante, cortando o cabelo de 104 pessoas que compareceram ao local.

Além dos serviços de beleza, durante o evento foram feitas 415 orientações, triagens e encaminhamentos odontológicos, com o apoio da Uniodonto. E mais de 200 medições de pressão arterial e 245 de glicemia foram realizadas.

O Sabadania também ofereceu serviços de orientação sexual. Durante o evento, foi montada uma barraca para dar informações sobre ação preventiva de doenças sexualmente transmissíveis. No local, foram distribuídos 1500 preservativos. Depois, todos que estiveram no local se divertiram com a apresentação de capoeira e o show de samba, que agitou a tarde de sábado dos moradores da região.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.