Justiça: Sabadania na zona norte atende 3.500 pessoas

Evento foi realizado no último sábado, dia 20, na região do Jaçanã

ter, 23/11/2004 - 13h09 | Do Portal do Governo

No último sábado, 20 de novembro, a população da região do Jaçanã recebeu o Sabadania. O evento, que mensalmente leva serviços gratuitos à populações carentes na cidade de Paulo, é uma iniciativa do Centro de Integração da Cidadania (CIC), órgão ligado à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Mais uma vez houve grande procura por serviços na área de saúde. Ao todo, foram feitas 258 orientações, triagens e encaminhamentos odontológicos, com o apoio da Uniodonto. Josefa Isabel dos Santos, de 23 anos, é um exemplo de como as pessoas podem aproveitar o Sabadania. Ela levou os filhos Romeu e Emerson ao local para aprender como se deve escovar os dentes da maneira correta. “Foi a primeira fez que o meu filho menor passou no dentista. O Sabadania é ótimo”. Durante o evento, também foram realizadas 230 medições de pressão arterial.

No salão de beleza montado no CIC Sul, a Nemawashi Cosméticos realizou 53 limpezas de pele. E o Projeto Tesourinha cortou o cabelo de 98 pessoas que compareceram ao local . Além de tudo, o pessoal que trabalhou no salão, fez tranças em 33 pessoas.

Para a ação preventiva de doenças sexualmente transmissíveis, foram distribuídos 800 preservativos no local, juntamente com orientação a cerca de DST/AIDS

Os órgãos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania estão sempre presentes no evento prestando esclarecimentos sobre seus serviços. Com destaque para o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), que realizou 550 medições de peso e altura na população presente ao Sabadania.

O Ipem também distribuiu 700 folhetos explicativos acerca de seus trabalhos. Outro órgão da Secretaria da Justiça que marcou presença no evento foi a Fundação Itesp, com a realização de pintura facial em 120 crianças.

Na ocasião do dia D, de combate à dengue, a Unidade Básica de Saúde do Jaçanã/Tremembé instalou, no CIC Norte um posto de orientação sobre prevenção à proliferação do mosquito Aedes Egypt, por meio da distribuição de materiail educativo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(LRK)