Justiça: Sabadania leva esperança a moradores de Francisco Morato

Mais de 6 mil pessoas passaram pelo Centro de Integração da Cidadania

ter, 30/08/2005 - 10h18 | Do Portal do Governo

A dona de casa Dirva Rodrigues, 42, reclama da falta de opção de lazer, cultura e prestação de serviços na região onde mora – Francisco Morato. Falta, segundo ela, opção de divertimento nessa região. Por isso, não deu muita importância quando soube da realização do Sabadania, evento promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, que oferece gratuitamente uma série de serviços à população além de música, teatro e outras atrações perto de onde mora.

Mesmo desconfiada, resolveu arriscar. Caminhou por cerca de 30 minutos de sua casa, no bairro de Vassouras, até o Centro de Integração da Cidadania, local do evento, no sábado, dia 27, e não se arrependeu. “Estou surpreendida. Acontecimentos como esse nos fazem acreditar na melhora de nossa cidade”, refletiu.

Durante todo o sábado, Dirva não se fez de rogada, utilizou todos os serviços que necessitava e deteve sua atenção, em especial, ao estande montado pela Superintendência dos Negócios da Saúde de Francisco Morato. Lá, recebeu informações relacionadas à prevenção do mosquito da dengue e teve a oportunidade de ver o Aedes aegypti nas fases de larva, pupa e adulta. “Nunca tinha visto isso tão de perto. Tem um aspecto horrível”, comentou a dona-de-casa, que ainda se divertiu com a interpretação de um ator fantasiado de mosquito.

Pensando na saúde, Dirva passou pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, para medir sua altura e peso. O resultado não foi muito satisfatório: com 1,58m ela pesa 73kg, cerca de 13kg acima do ideal recomendado por profissionais da saúde a mulheres de sua estatura. “Eu mal como, não sei por que estou tão gorda”, comentou. Apesar do alerta do excesso de peso não demonstrou muito interesse em resolver a situação. “É difícil fazer dieta. Continuarei com a minha alimentação normal”.

O Ipem-SP registrou 963 atendimentos e distribuiu 800 panfletos explicativos com orientações relacionadas à aplicação correta das unidades de medida, bem como explicações sobre os produtos pré-medidos – aqueles embalados na ausência do consumidor final.

As cerca de seis mil pessoas que compareceram ao Sabadania também participaram de palestras, ouviram muita música com a apresentação da orquestra “Belém In Concert”, conferiram o desempenho de um grupo local de capoeira e visitaram uma exposição de quadros pintados por moradores da própria comunidade.

A próxima edição do Sabadania acontecerá dia 30 de setembro, no Centro de Integração da Cidadania Leste, em Itaim Paulista.

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – Ipem-SP

J.C.