Justiça: Sabadania leva 5 mil pessoas à Zona Norte

Ipem, Procon, Academia Bio Ritmo, o cantor Sérgio Reis e diversas ONGs foram parceiros do projeto

seg, 20/10/2003 - 17h16 | Do Portal do Governo

O Projeto Sabadania, uma inicitiva da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, reuniu no último sábado, dia 18, cerca de 5 mil pessoas no CIC Norte, no bairro do Jaçanã, na capital. A comunidade compreceu para conferir diversas atrações culturais, como shows de RAP e Rock, apresentações de dança, capoeira.

A população da região também contou com diversos serviços prestados por ONGs e entidades vinculadas à Secretaria. Um dos exemplos foi o atendimento de saúde: foram realizados 252 atendimentos oftlmológicos, 223 testes de glicemia, trigliceres, colesterol e medição de pressão arterial e cerca de 1.200 exames odontológicos. Além disso, o Projeto Tesourinha montou um salão de beleza no local, totalizando cerca de 70 pessoas atendidas.

O cantor Sérgio Reis se apresentou no palco principal do evento. Segundo ele, eventos como o Sabadania são uma caminho importante para melhorar a consciência da população com relação a seus direitos. ‘Projetos como o CIC colaboram para que todos possam ter acesso à serviços essenciais, além de também promoverem encontros culturais comno esse’, declarou.

Além de apresentações musicais e de dança, o Sabadania está levando à população uma série de serviços. A Fundação Procon-SP prestou esclarecimentos aos moradores da região sobre a legislação dos consumidores, sanando dúvidas e até recebendo reclamações formais sobre empresas. Jogos educativos, com linguagem infanto-juvenil, foram usados para que a criançada aprendesse brincando quais são seus direitos.

O Sabadania também distribuiu material informativo sobre os direitos dos consumidores. Já o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) ofereceu medição de altura e peso, em balança antropométrica automática. A academia Bio Ritmo também se juntou ao projeto, e seus professores realizaram apresentações de ginástica interativa. Produtos de artesanato feitos pela comunidade também foram destaque durante o evento.

O secretário de Justiça, Alexandre de Moraes, lembrou a importância do evento, que permitou uma aproximação maior entre o poder público e a comunidade local. Ele disse também que atualmente está em fase de finalização mais uma unidade do CIC, em Ferraz de Vasconcelos, e que já estão em fase de licitação mais três projetos: um em Campinas e outros três na capital.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania