Justiça: Sabadania do mês de junho registra 4.616 atendimentos

População teve acesso gratuito à medição de pressão arterial, glicemia e testes de visão, além de serviços como corte de cabelo e manicure

seg, 21/06/2004 - 20h17 | Do Portal do Governo

O Sabadania do mês de junho levou uma série de serviços gratuitos na área de saúde e atividades de lazer e cultura aos moradores do bairro do Jaraguá e regiões vizinhas. O evento foi realizado no último sábado, dia 19, no Centro de Integração da Cidadania (CIC)Oeste, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, e atendeu 4.619 pessoas.

Durante o evento, a população teve acesso gratuito à medição de pressão arterial, glicemia e testes de visão, além de serviços como corte de cabelo e manicure. O público também assistiu a shows de bandas locais.

Foram realizadas 235 medições de pressão arterial, 202 testes de glicemia, 235 encaminhamentos oftalmológicos e 415 odontológicos. Na área da saúde feminina, foram realizados 30 exames de prevenção ao câncer de mama e 17 testes de papanicolau.

No decorrer do dia, foram distribuídos 300 preservativos. A preocupação com a saúde por parte da população mostra a importância de eventos como o Sabadania, que leva atendimentos às comunidades carentes.

Cuidados com a beleza também foram destaques no Sabadania. Enquanto os alunos da Acaesp Cabeleireiros realizaram 212 cortes de cabelo, as consultoras de beleza da Nemawashi Cosméticos fizeram 100 limpezas de pele.

As crianças também participaram ativamente do Sabadania. Funcionários do Itesp e da Sabesp realizaram 623 pinturas nos rostos dos pequenos participantes. A Fundação Itesp também apresentou um vídeo sobre educação ambiental para 120 crianças.

Outro órgão da secretaria que colaborou colaborou com o evento foi o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), que fez 781 medições de peso e altura e distribuiu 400 cartilhas e materiais recreativos. O Procon, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), o Centro de Referência de Apoio à Vítima (Cravi) e a Junta Comercial realizaram orientações acerca de seus serviços.

O Sabadania acontece uma vez por mês em uma das seis unidades do CIC e conta com o apoio da Rádio Nativa FM, Nemawashi Cosméticos, da Acaesp Cabeleireiros, do Hospital das Clínicas, da Uniodonto e da Secretaria de Estado de Comunicação.