Justiça: Sabadania comemora aniversário do CIC Norte e atende 6.986 pessoas

Evento levou aos moradores do Jaçanã e bairros vizinhos serviços gratuitos na área de saúde e atividades de lazer e cultura

ter, 25/05/2004 - 17h59 | Do Portal do Governo

O Sabadania deste mês, além de levar aos moradores do Jaçanã e bairros vizinhos uma série de serviços gratuitos na área de saúde e atividades de lazer e cultura, comemorou três anos de funcionamento do Centro de Integração da Cidadania (CIC) da zona Norte. Durante o dia, foram realizados 6.986 atendimentos.

O evento foi realizado no último sábado, dia 22, na sede do CIC Norte, vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. A população teve acesso gratuito à medição de pressão arterial, glicemia e consultas com dentistas.

Foram realizados 138 medições de pressão arterial, 67 testes de glicemia, 44 exames de papanicolau e 52 exames de prevenção ao câncer de mama. Ao todo, foram 301 atendimentos na área de saúde.

Adultos e crianças puderam conferir peso e altura, além de fazer triagem odontológica na unidade móvel da Uniodonto. Os adultos tomaram vacinas contra tétano, hepatite e duplaviral, aplicadas pela Unidade Básica de Saúde Vila Nova Galvão. Foram realizadas 102 vacinações.

Os funcionários do posto de saúde da Vila Galvão orientaram os interessados sobre doenças sexualmente transmissíveis e AIDS e distribuíram 400 preservativos.

O cuidado com a beleza também foi destaque no Sabadania. Enquanto os alunos da Escola Teruia de Cabeleireiros realizaram 200 cortes de cabelo, as consultoras de beleza da Nemawashi Cosméticos fizeram 100 limpezas de pele.

Andréia Silva, moradora do bairro de Vila Nova Galvão, levou os filhos gêmeos para cortar o cabelo. “Este evento é muito importante, pois não tenho como pagar por esse tipo de serviço”, afirmou.

Além de saúde e beleza, o evento trouxe informação, cultura e lazer para a comunidade. Funcionários dos órgãos vinculados à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, como o Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), o Centro de Referência de Apoio à Vítima (Cravi) e o Procon tiraram dúvidas acerca de seus serviços.

Na sala do Itesp foram apresentados vídeos sobre educação ambiental para as crianças e o Instituto de Pesos e Medidas realizou 902 medições de peso e altura.

A criançada também teve a oportunidade de se divertir com desenhos recreativos, pintura de rosto, apresentação de teatro infantil, brincadeiras no pula-pula e na piscina de bolinhas, além das oficinas de música, teatro e literatura. À tarde, shows musicais animaram ainda mais o Sabadania.

O aniversário de três anos do CIC Norte foi comemorado pela população do Jaçanã que vê muita diferença na qualidade de vida depois da implantação do projeto. É o caso de dona Mardona Santos. Ela acredita que o CIC valorizou o bairro onde mora, além de facilitar o acesso à saúde e aos serviços jurídicos. Para Eleci Ramos, outra moradora da região, o CIC a auxilia até na procura de empregos, pelo cadastro de vagas oferecido.

O Sabadania é realizado mensalmente em uma das seis unidades do CIC, e conta com o apoio d a Rádio Nativa FM, Iupy Diversões e Cia, Nemawashi Cosméticos, Escola de Cabeleireiros Teruia, UBS Vila Nova Galvão, Paism-Cejam, Sabesp, Eletropaulo, Uniodonto, órgãos ligados à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e secretarias da Cultura e da Comunicação.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.