Justiça: Reunião com líderes do MST aponta principais metas para a reforma agrária em 2004

Durante encontro foram discutidos temas importantes como a renegociação das dívidas dos assentados

seg, 09/02/2004 - 17h20 | Do Portal do Governo

Foi realizada nesta segunda-feira, dia 9, uma reunião na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania com 15 representantes de regionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra paulista, o MST.

O objetivo do encontro, que também contou com a participação de técnicos do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), foi retomar as conversas entre o poder público e o MST, estabelecendo uma pauta conjunta dentro das possibilidades e das competências do Estado.

De acordo com o secretário de Justiça, Alexandre de Moraes, ‘o governo está buscando uma pauta progressiva, para que possamos avançar ainda mais na questão da reforma agrária estadual, com novas conquistas que vão complementar todo o trabalho desenvolvido em 2003’.

Durante a reunião foram discutidos temas importantes como a renegociação das dívidas dos assentados. Para o MST, esse é um ponto fundamental, já que a intenção dos agricultores é poder quitar seus débitos para que possam se candidatar a novas linhas de crédito e, dessa maneira, continuar produzindo.

Com relação a outra reivindicação, o aumento da arrecadação de terras para a implementação de assentamentos, Moraes ressaltou ainda que, até o final do ano, a meta é que mais 1.400 famílias sejam assentadas em São Paulo.

Também foi marcada uma reunião para o próximo dia 18 de fevereiro na Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, com a presença dos líderes do MST que participaram do encontro desta segunda-feira e dos secretários Lars Grael e Alexandre de Moraes para discutir a construção de três quadras esportivas em assentamentos do Estado.

Para Moraes, ‘é prioridade do governo do Estado assentar as famílias em terras devolutas, mas assentar com boa qualidade, fornecendo toda a infra-estrutura possível por meio do Itesp e realizando em 2004 um grande avanço para a reforma agrária no Estado’.

Da Secretaria da Justiça