Justiça: Quilombolas recebem financiamento para oficina de artesanato

A futura oficina de artesanato deverá ser inaugurada em janeiro de 2005

seg, 06/12/2004 - 16h26 | Do Portal do Governo

Um grupo de 14 mulheres da comunidade quilombola de Jaó, em Itapeva, conseguiu financiamento de R$ 3.250,00 para a compra de cinco máquinas de costura. Os recursos são provenientes do Finsocial, que tem a Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, como unidade gestora no Estado.

Com as máquinas, o grupo quer colocar em prática o curso de artesanato que recebeu nos meses de agosto e setembro, promovido pelo Itesp. Neste curso, de 128 horas, as mulheres aprenderam a utilizar materiais existentes na região para a fabricação de artesanato, agregando valor com bordado, pintura ou tingimento. Ao final, foram produzidas cerca de 25 bolsas de juta, bordadas e tingidas, que estão à espera de uma oportunidade de comercialização.

As máquinas já têm lugar certo para ficar: uma sala que servia de escola e que foi doada, totalmente reformada e pintada com o auxílio do Itesp. A futura oficina de artesanato deverá ser inaugurada em janeiro de 2005. Reconhecida oficialmente como remanescente de quilombo em 2000, a comunidade de Jaó abriga 55 famílias.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.