Justiça: Quilombolas participam do Revelando São Paulo

Exposição acontece no Parque da Água Branca até domingo, dia 18

qua, 14/09/2005 - 13h18 | Do Portal do Governo

Uma amostra da cultura dos quilombos do Vale do Ribeira pode ser vista no Revelando São Paulo 2005 – IX Festival da Cultura Paulista Tradicional, que está em exposição no Parque da Água Branca até domingo, 18 de setembro.

Representantes das comunidades de Ivaporunduva, Sapatu e Nhunguara trouxeram para o evento artesanato em palha de bananeira, cipó e taboa. São peças como bolsas, porta-jóias, cestarias e esteiras, entre outras. No estande dos quilombos também estarão à venda produtos à base de banana, como doces e bananas chips.

A participação das comunidades quilombolas foi viabilizada pela Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, que garantiu o transporte. O Itesp é responsável pelo reconhecimento das comunidades remanescentes de quilombos em São Paulo.

Atualmente, existem 20 quilombos no Estado já oficialmente reconhecidos por meio de relatório técnico-científico de cunho antropológico. O Itesp também oferece a essas comunidades programas voltados ao desenvolvimento sustentável.

Com uma expectativa de público de até 600 mil pessoas, o Revelando São Paulo 2005 reúne representantes de 180 municípios. Criado em 1997 pela Secretaria da Cultura, o evento tem por objetivo mostrar a diversidade cultural e promover o encontro entre o rural e o urbano.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

J.C.