Justiça: Projeto Cidadania Para Todos vai ao Circo Escola Grajaú

Evento será realizado nos dias 1º, 2 e 3 de julho

ter, 29/06/2004 - 12h42 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania leva, por meio do Projeto Cidadania para Todos, uma série de serviços gratuitos aos bairros periféricos da capital e interior paulista. No mês de julho, o evento será realizado no Circo Escola Grajaú, no bairro do Grajaú, zona Sul, nos dias 1º, 2 e 3, das 10h às 16h.

O projeto, organizado pela Coordenadoria de Integração da Cidadania (CIC), acontece uma vez por mês e tem o objetivo de levar prestação de serviços e acesso às informações sobre Direitos Humanos e Defesa da Cidadania à população carente e residente em regiões periféricas.

Na quinta-feira, 1º de julho, o público poderá assistir palestras sobre “Benefícios”, organizada pelo INSS, e “Direitos do Consumidor”, promovida pelo Procon. Na sexta-feira, serão apresentadas as palestras “Direitos Humanos e Cidadania”, realizada pela Secretaria da Justiça, e “Violência Doméstica”, ministrada pela Delegacia da Mulher.

A população poderá fazer, nos dias 1º e 2, requisição de documentos de identidade e solicitação de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. Para quem precisar tirar fotos haverá um estande da Fotomática no local. Esse será o único serviço pago.

Os documentos serão feitos no sábado e poderão ser retirados em 40 dias. No sábado também poderão ser solicitadas carteiras de trabalho. Para a emissão do documento, bem como para o título de eleitor, não há necessidade de preenchimento da ficha de requisição.

No sábado, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) realizará medição de peso e aferição de pressão arterial. Alunos da Universidade São Francisco estarão no local dando orientação jurídica aos interessados.

Para a realização do Projeto Cidadania Para Todos, o CIC conta com diversos parceiros internos, como as secretarias de Estado, e externos, como o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton, a Delegacia da Mulher, a Federação do Comércio (Senac/Sesc) e o INSS.

O objetivo do CIC é prestar à população uma série de serviços públicos, oferecer mecanismos para a solução de pequenos conflitos e cursos de sensibilização para a Cidadania. O CIC também oferece palestras para as lideranças comunitárias que buscam alternativas para a resolução de seus problemas.

O Circo Escola Grajaú fica na rua Ezequiel Lopes Cardoso, 333, (altura do nº 2.200 da avenida Belmira Marim)

Juliana Parlato, Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.