Justiça: Projeto Cidadania para Todos reúne três mil pessoas em São José dos Campos

Moradores puderam tirar documentos, assistir palestras, medir peso e altura

ter, 18/03/2003 - 15h52 | Do Portal do Governo

No último sábado, dia 15, a cidade de São José dos Campos foi beneficiada pelo projeto Cidadania para Todos, realizado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

O programa foi realizado no Centro Comunitário Alto da Ponte e promoveu expedição de documentos de identidades para crianças de 7 a 10 anos. Segundo Renato Cândido de Oliveira, diretor da unidade móvel do Instituto de Identidade Ricardo Gumbleton Daunt – IIRGD, foram despachadas 357 carteiras de identidade para as crianças carentes da região.

Durante o dia, foi possível medir o peso e a altura da população com balanças digitais cedidas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – Ipem. Passaram pela balança do Ipem 1.145 adultos e 1.392 crianças.

O evento apresentou também a exposição ‘Cultivando Sonhos’, realizada pelo Itesp – Fundação Instituto de Terras de São Paulo -, e os produtos artesanais produzidos pelos assentados da região.

A ‘Feira do Alerta’, do Procon, tirou dúvidas da população, promoveu o encaminhamento das reclamações aos fornecedores da região e realizou atividades recreativas e educativas referentes ao Direito do Consumidor, como a palestra ‘Educação para o Consumo’. Os Projetos ‘Rua de Lazer’ e ‘Aruaí’, com atividades recreativas e dança de rua, mantiveram as crianças entretidas durante todo o dia.

Para as crianças que não levaram fotografias para o documento, a Secretaria instalou uma câmera fotográfica, com a participação da iniciativa privada. Para a utilização do serviço houve a cobrança de pequena quantia (R$2,00), necessária para cobrir o custo. As cópias das certidões de nascimento, por sua vez, foram fornecidas gratuitamente.

O evento contou com a participação da Guarda Municipal, da Secretaria de Esporte e Lazer, da Secretaria da Educação – que em parceria com a Prefeitura ofereceu passes escolares para as crianças que moram em regiões mais afastadas do centro -, e da empresa Comepav, que distribuiu leite gratuitamente.

A distribuição dos RG´s será feita no Centro Comunitário, de 22 a 25 de março, das 8 às 12h, e das 13h30 às 17h30.

Da Secretaria da Justiça
C.A