Justiça: Projeto Cidadania para Todos atende mais de 3 mil pessoas em três dias

Ação beneficia moradores das regiões mais distantes do centro da capital

seg, 11/07/2005 - 20h14 | Do Portal do Governo

“A partir de agora me sinto mais completo como cidadão. Consegui a segunda via do meu título de eleitor”, a afirmação do pintor Luís Carlos Oliveira, 40 anos, que por quase uma década ficou sem esse documento, reflete um dos objetivos do Cidadaia Para Todos – evento promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania – levar às comunidades carentes da capital o acesso a serviços públicos como a emissão de documentos, palestras de orientação sobre defesa do consumidor entre outras atividades do exercício da cidadania. Tudo gratuitamente.

A última edição do Cidadania Para Todos, que foi realizada nos entre 7 e 9 de julho, na zona Leste, atendeu a 3.449 pessoas entre elas o pintor Oliveira, que foi à Casa dos Meninos, espaço de convivência para adolescentes do bairro, na rua Marília, nº16A, para usufruir dos serviços oferecidos. Não fosse o evento acontecer onde mora, Oliveira não teria sequer, como enfatizou, o dinheiro da passagem de ônibus para se deslocar até o Poupatempo Itaquera, o local mais próximo de sua casa onde é emitido esse tipo de documento. Oliveira está desempregado há quase dois anos e paga suas contas fazendo pequenos serviços em Guaianazes. “No final do mês sempre falta dinheiro para as contas”, revela.

Oliveira aproveitou a ocasião para providenciar, também, as segundas vias das certidões de nascimento do filho e dele. “A certidão do meu filho está com a minha ex-esposa, também tenho o direito de ter em mãos um documento do nascimento dele. Já a minha certidão está muito velha, quase não se lê mais nada nela. Preciso de uma nova”, disse.

Já a dona-de-casa Cleusa Santos, 52 anos, compareceu ao evento para providenciar as segundas vias das carteiras de identidade dos filhos Kléber e Maicon, que ficarão prontas dentro de 30 dias. Segundo ela, um cartório da região cobraria cerca de R$ 18 pelo serviço. Lá, conseguiu tudo de graça.

Santos também fez medição de peso e altura no estande do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP – que atendeu 637 pessoas. Com 1,63m, ela pesa 90 kg, mais de 30 quilos acima do peso ideal para pessoas com essa estatura. “O médico já havia me dito que estou precisando entrar numa dieta devido a um problema que tenho no estômago. Além desse problema, tenho a certeza de estar acima do peso. Vou comer menos”, prometeu.

O Ipem-SP distribuiu, ainda, 444 panfletos com orientações relacionadas à aplicação correta das unidades de medida, bem como explicações sobre produtos pré-medidos – aqueles embalados na ausência do consumidor final.

O próximo Cidadania Para Todos acontece em agosto. As datas e locais ainda estão sendo fechados pela coordenação do projeto.