Justiça: Programa Peg Livro leva biblioteca e oficinas culturais a áreas carentes

Centros de Integração da Cidadania recebem caixas-estante que se transformam em biblioteca

qua, 08/10/2003 - 14h09 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com a da Cultura, está promovendo o projeto Peg Livro – Biblioteca Comunitária Circulante, nos Centros de Integração da Cidadania (CICs). Cada CIC recebeu uma caixa-estante de madeira, que se transforma numa biblioteca com 250 livros.

As caixas-estantes são abertas, em cada centro, uma vez por semana, em períodos de duas a três horas. ‘O objetivo é estimular o gosto pela leitura e, por meio dela, desenvolver a imaginação e a criatividade das pessoas da periferia’, explica a coordenadora de Integração da Cidadania, Tatiana Bello. Para completar o projeto, foram criadas três oficinas – literatura, música e cartum (desenho) –, abertas a pessoas de qualquer idade.

Na oficina de literatura, trabalha-se a palavra escrita, com o objetivo de quebrar o preconceito que existe em relação à leitura. ‘A escola preocupa-se com a correção gramatical, inibindo a criatividade dos alunos, afastando-os da literatura’, afirma o responsável pela oficina, Eliseu Marino. ‘A oficina visa a estimular o gosto pela leitura, despertando o autoconhecimento.’

Rodízio

Na oficina de música, Celso Marques propõe a formação de um grupo de sarau (música e leitura de poemas, contos e outros), enquanto a oficina de cartum, coordenada por Vilmar de Oliveira Júnior, procura estimular a representação gráfica da leitura.

As oficinas de música e cartum também estão sendo requisitadas. ‘Inicialmente, pensávamos em limitar a 20 o número de participantes para cada turma, mas o sucesso foi tanto que liberamos as inscrições. No CIC-Oeste, por exemplo, estão inscritas cem pessoas na oficina de música’, conta Celso Marques.

A previsão é de que o projeto tenha duração de dois anos e meio, tempo necessário para que as quatro caixas tenham percorrido, em forma de rodízio, todos os CICs. O CIC-Leste não recebeu caixa-estante, pois a unidade tem biblioteca própria.

Promovendo a cidadania

O objetivo do CIC é prestar serviços públicos à população carente e oferecer mecanismos para a solução de conflitos localizados, além de promover cursos de sensibilização à cidadania.

Nos centros, a população tem acesso à orientação jurídica, social e psicológica gratuita; emissão de cédula de identidade, carteira de trabalho e atestado de antecedentes; informações do Procon sobre as diversas relações de consumo; atendimento do CDHU e outros serviços. Tudo de maneira integrada, sem que as pessoas precisem se deslocar para vários lugares.

SERVIÇO

  • CIC-Oeste
    Local: Estrada de Taipas, 990 – Jaraguá
    Contatos: (11) 3942-5184/3942-5186/3942-5228

  • CIC-Francisco Morato
    Local: Rua Demerval Gomes Romano (próximo à Estação Ferroviária)
    Contatos: (11) 4489-3255/4489-3133

  • CIC-Norte
    Local: Rua Ari da Rocha Miranda, 36 – Jaçanã
    Contatos: (11) 6246-5384/6246-5380

  • CIC-Leste
    Local: Rua Padre Virgílio Campelo, 150 – Itaim Paulista
    Contatos: (11) 6562-2440/6963-3922

  • CIC Sul
    Local: Av. Um, 100 – Jardim São Luís – Santo Amaro
    Contatos: (11) 5514-0182/5514-5369

    Da Agência Imprensa Oficial

    (AM)