Justiça: Procon-SP promove palestra gratuita sobre direitos da terceira idade

Evento será nesta quinta-feira, dia 19

sex, 13/02/2004 - 17h57 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e de Defesa da Cidadania, promove, nesta quinta-feira, dia 19, palestra sobre ‘Direitos do Consumidor na Terceira Idade’.

O objetivo do evento é propiciar a inserção dos direitos de cidadania no dia-a-dia do cidadão idoso, subsidiá-lo com informações básicas relativas à saúde e assistência médica, transporte, esporte e lazer, cultura privilegiando questões relativas ao consumo. É um dever da Fundação Procon-SP conscientizar o idoso de seu papel produtivo em nossa sociedade e do importante espaço que ele ocupa nas relações de consumo.

A palestra irá abordar também alguns pontos do Estatuto do Idoso, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2004. A novidade irá beneficiar cerca de dois milhões de idosos, pois regulamenta direitos assegurados a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e define medidas de proteção. A nova lei determina, por exemplo, que os planos de saúde estão proibidos de fazer reajustes levando em conta a cobrança diferenciada pela idade.

Entre as principais novidades estão também o atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS), a gratuidade de remédios de uso continuado para os idosos e a extensão do benefício de um salário mínimo quando o idoso for carente (que passou de 67 para 65 anos).

A palestra é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 3824-7065, das 8 às 12 horas. Para a inscrição, a Fundação Procon-SP solicita a doação de 1 kg de alimentos não perecíveis. Os interessados devem fazer sua inscrição o quanto antes pois as vagas são limitadas. Toda a arrecadação de alimentos será doada para entidades que prestam assistência social a idosos.

Data: Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2004
Horário: das 9h às 12h
Local: Auditório da Fundação Procon-SP
R. Barra Funda, 930, 4º andar, sala 417

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.