Justiça: Procon-SP fiscaliza produtos de Páscoa

Foram pesquisados 84 itens em dez estabelecimenos comerciais de São Paulo

qua, 31/03/2004 - 18h04 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP realizou, entre os dias 15 e 17 de março, uma pesquisa de preços de produtos de Páscoa em dez estabelecimentos comerciais do município de São Paulo, distribuídos nas cinco regiões da cidade. Ovos de Páscoa, coelhos de chocolate, colombas pascais e caixas de bombons, totalizando 84 itens, foram pesquisados.

A maior diferença de preço encontrada foi de 80,24%, no ovo de Páscoa Scooby Doo 170g, da marca Village. O maior preço encontrado foi de R$ 13,50, no Carrefour Eldorado e o menor preço foi de R$ 7,49 no Kanguru (diferença, em valor absoluto, de R$ 6,01). O ovo Especialidades (750g), da Nestlé, apresentou a maior diferença em valores absolutos: R$ 15,20. O menor preço foi encontrado no Extra, por R$ 23,30, e o maior valor foi constatado no Carrefour Eldorado, por R$ 38,50.

Entre as colombas pascais, o Procon-SP constatou diferenças de até 66,45%, como no caso da Colomba Pascal Gotas de Chocolate (500g), da Bauducco, que era vendida por R$ 7,75 na A Chocolândia e por R$ 12,90 no Pastorinho (diferença real de R$ 5,15).

A Fundação pesquisou também os preços de caixas de chocolates, como opção mais barata de se presentear nesta época do ano. As diferenças também foram consideráveis: a caixa de bombons Mix (300g), da Garoto, foi encontrada no Big por R$ 6,59 e por R$ 3,89 no A Chocolândia, uma diferença de 69,41% (diferença real de R$ 2,70).

Conclusão

A pesquisa de preços de produtos de Páscoa retrata um mercado bastante diversificado, com produtos específicos de cada fabricante, o que impossibilita uma comparação de qualidade e, portanto, de preços entre as diversas marcas. A comparação se restringe, então, aos estabelecimentos comerciais. Foram observadas variações significativas de preços.

Observou-se, ainda, que tanto a Bauducco quanto a Visconti (incorporada pela Bauducco) deixaram de trabalhar com ovos de Páscoa, concentrando-se nos chamados bolos de Páscoa (Colombas Pascais). Atualmente as colombas podem ser uma alternativa mais econômica do que os ovos de chocolate.

O mercado de ovos de Páscoa vem apresentando uma tendência de redução da gramatura (peso). Segundo os fabricantes, essa iniciativa foi para fazer frente à progressiva queda do poder aquisitivo das famílias, dando mais opções ao consumidor, através da oferta de ovos menores.

Não obstante esse fato, os aumentos de preço têm sido consideráveis. Com base na última pesquisa realizada pelo Procon-SP, em 2001, constatou-se que os ovos de páscoa tiveram, em média, um aumento de 80% (entre março de 2001 e março de 2004). Os bolos ou colombas, por sua vez, tiveram um aumento de 50%, em média, no mesmo período. Para efeito de comparação, o INPC-IBGE referente ao período de março de 2001 a fevereiro de 2004 registrou uma variação de, aproximadamente, 39%.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.