Justiça: Procon-SP cria manual para airbag

Fundação é vinculada à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

sex, 15/10/2004 - 17h51 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua comissão de acidentes de consumo em parceria com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e a Polícia técnico-científico, desenvolveu um estudo que orienta os motoristas sobre o airbag, dispositivo de segurança cada vez mais utilizado pela indústria automobilística.

O desenvolvimento da engenharia automotiva e o crescente emprego de tecnologias mais avançadas na produção de automóveis são acompanhados da criação de uma série de acessórios que conferem maior conforto ou segurança ao condutor e passageiros. Os cintos de segurança, de uso obrigatório, destacam-se por sua comprovada ação de proteção, sendo responsáveis por expressiva redução de mortes e lesões em acidentes. Mais recentemente, foi desenvolvido o chamado airbag ou bolsa inflável, equipamento disponível em vários modelos de automóveis, dos básicos ou populares até os mais sofisticados, como item opcional ou incorporado ao veículo.

Os airbags, valorizados como importante item de segurança, criaram expectativas, mas o consumidor ainda não tem o conhecimento necessário sobre as reais características, benefícios e riscos do produto.

Para auxiliar o consumidor na obtenção dessas informações, garantindo, assim, uma aquisição consciente do produto, a Fundação Procon-SP está lançando em seu site www.procon.sp.gov.br a cartilha ‘AIRBAG – Conheça Melhor’, fornecendo indicações sobre:

– Airbag : o que são e como funcionam
– Airbag frontal
– Cuidados necessários
– Benefícios e riscos que você precisa saber.
– Saiba mais
– Seus direitos

Esse manual está disponível para consulta no site da Fundação Procon-SP, www.procon.sp.gov.br.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.