Justiça: Procon divulga pesquisa sobre eletrodomésticos e constata diferenças de até 62,5%

Fundação é vinculada à Secretaria da Justiça

ter, 11/11/2003 - 15h45 | Do Portal do Governo

Segundo levantamento realizado recentemente pelo IBGE, o setor de eletrodomésticos apresentou aumento de 11,7% na produção em setembro, em comparação com o ano passado. A fim de ajudar o consumidor a encontrar o melhor custo/benefício em eletrodomésticos, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, divulga uma pesquisa de comparação de preços dos principais eletrodomésticos.

Realizada entre os dias 20 e 21 de outubro, a pesquisa levantou 76 itens, sendo que 67 deles tiveram seus preços comparados. A análise de preços foi realizada em oito lojas da capital paulista: Casas Bahia, Ponto Frio, Extra Hipermercados, Carrefour, Wal Mart, Arapuã, Fast Shop e Eletro.

Foram constatadas diferenças de até 62,24% sobre o preço de um mesmo produto como, por exemplo, no fogão da Brastemp, modelo BFW50 De Ville, branco, 4 bocas, convencional. O maior preço praticado foi de R$ 696,00, nas Casas Bahia, enquanto o mesmo fogão era vendido por R$ 429,00 no Extra do Centro. A diferença constatada em valor absoluto foi de R$ 267,00.

As lojas foram divididas entre as cinco regiões da capital, e foram comparados apenas os preços dos produtos encontrados em mais de três estabelecimentos. Do total dos itens comparados, o Ponto Frio (Região Oeste) foi o que apresentou o maior número de produtos com menor preço (19).

Dicas

A compra de eletrodomésticos requer alguns cuidados que merecem atenção redobrada do consumidor. Somente entre janeiro e setembro de 2003, o Procon-SP registrou 2.102 consultas e 393 reclamações referentes à aquisição de eletrodomésticos. Devido à grande variedade encontrada nas lojas, o consumidor deve pesquisar, além dos preços e modelos, o produto mais adequado às suas reais necessidades e ao espaço disponível em sua residência. A seguir, a Fundação Procon-SP elaborou algumas dicas que podem ajudar o consumidor a comprar um novo eletrodoméstico.

Antes da compra

Definir qual a marca e o modelo mais adequados à sua residência, diante da grande variedade encontrada à venda hoje em dia, não é nada fácil. Além da beleza, leve em conta o espaço disponível e o uso do aparelho. Informações quanto ao gasto de energia também são muito importantes. Dê preferência aos produtos que apresentam o selo do Inmetro, indicando que são mais econômicos. Observe se a voltagem do produto (110 ou 220V) é compatível com a tensão de sua casa. Aparelhos com vários recursos ou muito sofisticados costumam ser mais caros e nem sempre atendem às suas reais necessidades. Em caso de dúvidas, peça uma demonstração do produto ao funcionário da loja.

Pesquisar preços e informar-se sobre as taxas de juros praticadas em caso de financiamento é fundamental. Ambos variam muito de uma loja para outra. Pense bem antes de optar por uma compra a prazo. Lembre-se: o valor das parcelas não deve comprometer o seu orçamento familiar. Muitas lojas oferecem bons descontos para pagamentos à vista. Compare o valor total da compra à vista e a prazo. Se este for muito alto, considere a possibilidade de adquirir o produto à vista. Caso você decida pela compra parcelada, leia atentamente o contrato. Nele devem constar informações referentes à taxa de abertura de crédito (TAC), taxa de juros, número total de parcelas, multa e encargos por atraso no pagamento, etc. Risque todos os espaços em branco e guarde uma cópia assinada e datada.

Na hora da compra

Depois de definidos a cor, modelo e marca do produto, exija o fornecimento do pedido ou da nota fiscal, discriminando o valor da compra, as condições de pagamento, data de entrega e de instalação, valor do frete, se houver, e assim por diante. Tudo o que foi prometido verbalmente pelo vendedor deve fazer parte do pedido. Se a compra for efetuada por meio de cheques pré-datados, faça com que as datas de vencimento dos mesmos também estejam no pedido ou na nota fiscal.

Guarde com cuidado a nota fiscal e o termo de garantia. Sem eles, você não poderá fazer valer a garantia do produto, acionar a rede de assistência técnica e muito menos formalizar uma reclamação em caso de problemas!

Após a compra

Ao receber seu produto em casa, observe com atenção se não há partes riscadas, amassadas ou danificadas e se ele está completo. Em caso de problemas, devolva-o e discrimine no verso do comprovante de entrega os problemas encontrados.

Sobre a garantia

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todo produto possui uma garantia legal contra vícios ou defeitos. O fornecedor, no entanto, poderá conceder outra garantia, a contratual, por meio de termo escrito, que deverá esclarecer no que consiste esta garantia, seu prazo, lugar e forma que deve ser exigida e o que ela não cobre.

Prazos para reclamar

O Código de Defesa do Consumidor concede um prazo para você reclamar de vícios aparentes, ou de fácil constatação, de 90 dias contados da data do recebimento do produto. Se o problema não for aparente, dificultando sua identificação imediata (vício oculto), o prazo começa a ser contado a partir de seu aparecimento. O fornecedor deve reparar em 30 dias os vícios de qualidade verificados no produto. Caso isto não ocorra, você poderá exigir à sua escolha a substituição do produto por outro, ou a restituição dos valores pagos monetariamente corrigidos ou, ainda, o abatimento proporcional do preço.

Atenção às liquidações

Compras efetuadas em liquidações ou compras de mercadorias de mostruário merecem cuidado redobrado. Os produtos vendidos nestas condições apresentam, muitas vezes, pequenos defeitos. Para evitar surpresas, solicite que o vendedor especifique o problema na nota fiscal.

Como reclamar

Ao constatar qualquer problema, tente solucioná-lo junto ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do fabricante. Caso não seja possível, recorra ao órgão de defesa do consumidor de sua cidade com todos os documentos referentes à compra.

Dúvidas ou reclamações podem ser sanadas nos postos de atendimento pessoal da Fundação Procon-SP dentro do Poupatempo Sé, Poupatempo Santo Amaro e Poupatempo Itaquera. Reclamações por fax devem ser encaminhadas ao telefone (0xx11) 3824-0717. Para saber se a loja, fornecedor ou fabricante possui reclamação no Procon-SP, consulte o cadastro pelo telefone 3824.0446 ou no site www.procon.sp.gov.br. O telefone 1512 funciona somente para o esclarecimento de dúvidas.

Da Secretaria da Justiça

M.J.