Justiça: Prevenção contra doenças é contribuição do Ipem-SP no projeto Sabadania

Evento será neste sábado, dia 25, no Itaim Paulista, zona leste da Capital

qui, 23/09/2004 - 13h57 | Do Portal do Governo

Informações sobre prevenção às drogas, testes de glicemia, triagem e orientação odontológica são alguns dos serviços que serão prestados, gratuitamente, aos moradores do Itaim Paulista e região no próximo sábado, dia 25. Essas e outras ações fazem parte do Sabadania, projeto da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, que já atendeu mais de 30 mil pessoas na capital paulista desde a sua criação, em 2003. Nessa edição, o programa ocorrerá na Rua Padre Virgílio Campello, 150, zona leste, das 10h às 16h.

E o Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo, Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, participará do Sabadania fazendo a medição de peso, altura e tirando a pressão arterial dos interessados. O objetivo desse trabalho é fazer um alerta aos cidadãos, principalmente, àqueles que estão acima do peso ideal, em relação a seu estado de saúde. O Ipem-SP atende mil pessoas, em média, a cada evento. A meta é superar, ainda mais, o número de pessoas atendidas para, com isso, conscientizar o cidadão sobre à necessidade de prevenir doenças.

A população também poderá usufruir de outros serviços, como corte de cabelo, teste de glicemia, tratamento facial e, para as crianças, pintura no rosto. Todas as atividades são gratuitas.

O Centro de Referência e Apoio à Vítima, Cravi, é outro programa que estará presente no projeto. Fundado em 1998, o Cravi presta atendimento psicológico, jurídico e social aos familiares e vítimas dos sobreviventes de violência fatal. Nesses seis anos de existência, o programa já realizou mais de 5.500 atendimentos.

Shows

Durante todo o dia, produtos de reciclagem – processo industrial que converte lixo em material semelhante ao inicial – e trabalhos folclóricos ficarão em exposição. Com isso, os organizadores do Sabadania pretendem mostrar aos participantes do evento personagens da cultura brasileira, além de conscientizá-los sobre a importância da reciclagem, trabalho fundamental à preservação do meio ambiente que hoje emprega centenas de pessoas no país.

Quem comparecer ao Sabadania, no sábado, poderá acompanhar aos shows de Jean Gaski, da banda NTN e das duplas Suellyin e Johnny, além de concorrer a diversos brindes sorteados pela rádio Nativa FM

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.