Justiça: ONG desenvolve curso de política e cidadania com internos da Raposo Tavares

Adolescentes vão participar de palestras e acompanhar a rotina de deputados, vereadores e magistrados

seg, 25/04/2005 - 8h16 | Do Portal do Governo

A Organização Não-Governamental PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais – inicia nesta semana, junto aos adolescentes da Febem do Complexo Raposo Tavares, o projeto ‘Cidadaniatur’.
Trata-se de uma iniciativa, desenvolvida há três anos pela entidade, a qual alunos de diversas instituições são levados para conhecer órgãos representativos das três esferas de poderes constituídos: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Os adolescentes vão participar de palestras e acompanhar a rotina de deputados, vereadores e magistrados. A idéia é trasmitir informações básicas sobre o funcionamento das instituições.

A organização também oferece aulas expositivas relacionadas ao tema, duas vezes por semana, para todos os participantes do curso. Ao final dos quatro meses de atividades, os internos vão produzir um jornal, em que será relatada a experiência adquirida no projeto.

De acordo com a coordenadora do PNBE, Soraia Patrícia da Silva, o objetivo do programa é despertar a consciência dos jovens, na maioria carentes, para o exercício dos direitos como cidadãos. ‘Muitos alunos até já ouviram falar sobre cidadania, porém, por falta de informação, não praticam no seu dia-a-dia’, resume.

Agenda

No próximo dia 5 de maio, as atividades externas acontecem na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). No dia 25 do mesmo mês, os internos da Febem visitam a sede do Governo Paulista – no dia 26 de junho, eles vão conhecer o Ministério Público do Estado de São Paulo.

PNBE

Criada em 1987, por um grupo de jovens líderes empresariais paulistas, a entidade Pensamento Nacional das Bases Empresariais é uma Organização Não-Governamental brasileira, de âmbito nacional, formada por empresários de todos os ramos da atividade econômica.

A missão da ONG é a luta pelo aprofundamento da democracia nas diversas instâncias da nação . Saiba mais sobre a organização pelo site: www.pnbe.org.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.