Justiça: O Combate ao Tráfico de Seres Humanos sob o olhar da ONU

Primeiro Escritório Brasileiro de Combate e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos desperta atenção das Nações Unidas

seg, 19/07/2004 - 13h08 | Do Portal do Governo

A produção do programa ‘UN in Action’, principal produto de informações da Organização das Nações Unidas (ONU), esteve nesta segunda-feira, dia 19, na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, realizando uma reportagem sobre o trabalho do Escritório de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos, vinculado à pasta e o primeiro a ser lançado no País.

Inaugurado em maio deste ano, o Escritório de Combate e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos tem despertado o interesse da comunidade internacional. Estabelecido por meio de uma parceria entre a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e o Ministério da Justiça, o projeto conta com o apoio do Consulado dos Estados Unidos da América, do Conselho Estadual da Condição Feminina, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), do Serviço da Mulher Marginalizada e da ASBRAD – Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Criança e da Juventude, entre outras entidades da sociedade civil.

Objetivos

Entrevistado pela equipe da TV ONU, o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, ressaltou que o combate ao tráfico de seres humanos é um trabalho complexo, pois o direito de ir e vir da população não pode ser violado, porém, ressaltou que o trabalho do governo do Estado de São Paulo ‘será baseado no binômio educação-integração. Educação aos jovens e suas famílias, para que se evitem falsas promessas de emprego no exterior e fraudes. Integração de todos os órgãos de repressão às rotas de tráfico de seres humanos, para um combate mais eficaz e imediato’, afirmou Alexandre de Moraes.

O tráfico de seres humanos é a terceira atividade mais rentável do crime organizado, sendo precedido apenas pelo comércio ilegal de drogas e armas. De acordo com dados internacionais, o comércio ilegal de pessoas movimenta cerca de 12 bilhões de dólares anualmente em todo mundo. No Brasil, não há uma estimativa real da quantidade de recursos movimentados por esta prática, no entanto, a incidência de casos é alarmante.

O Escritório no Ar

O programa ‘UN in Action’ aborda as atividades da Organização das Nações Unidas e de sua agências nas áreas de manutenção da paz, emergência humanitária e desenvolvimento sócio-econômico.

As reportagens produzidas pelo ‘UN in Action’ são produzidas nas seis línguas oficiais da organização e distribuídas gratuitamente para mais de 150 canais de televisão de todo o mundo, como a CNN, RTVE (Espanha), RTP (Portugal), CCTV (China), SABC (África do Sul), entre outras. Agências de noticiário televisivo, como a APTN, e distribuidores regionais, como a EBU (European Broadcasting Union), ArabSAT (Oriente Médio) e ASBU (Ásia e Pacífico) também transmitem o programa.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.