Justiça: Moradores das comunidades quilombolas terão tratamento ortodôntico

Projeto é da Faculdade de Odontologia da Unesp em parceria com a Fundação Instituto de Terras (Itesp)

ter, 04/05/2004 - 20h46 | Do Portal do Governo

Os moradores das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira (região sul do Estado) terão tratamento ortodôntico gratuito. Eles serão beneficiados por um projeto da Faculdade de Odontologia da Unesp, campus de Araraquara, desenvolvido na região por meio de parceria com a Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Será feita uma coleta de dados junto à população durante um ano. De posse dessas informações, dois grupos de atendimento iniciarão os trabalhos. Cada grupo será formado por quatro estudantes de graduação, supervisionados por dois estudantes de pós-graduação. Os alunos serão orientados por docentes especializados em odontologia.

Os quilombolas serão divididos em três grupos amostrais de 250 pessoas, de acordo com a idade. Os atendimentos nas comunidades devem durar mais de 10 anos, de acordo com o projeto apresentado.

Criado com o objetivo de levar o atendimento ortodôntico às populações negras e afro-descendentes, o projeto da Unesp foi apresentado ao prefeito de Eldorado, Eloi Fouquet, na última sexta-feira. O município possui oito comunidades já reconhecidas pelo Itesp como remanescentes de quilombo por meio de laudo antropológico, totalizando aproximadamente 450 famílias.

Ao todo, existem 17 comunidades quilombolas reconhecidas no Estado, a maioria delas na região do Vale do Ribeira. O reconhecimento é o primeiro passo para que os remanescentes de quilombos tenham assegurado o direito constitucional às terras por eles ocupadas. Em São Paulo, cinco comunidades já receberam o título de posse das terras.

Mara Rovida, Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.