Justiça: Lançado novo tipo de papel de segurança para emissão de documentos

Novo modelo de certidão é composto por 16 itens de segurança

seg, 22/12/2003 - 9h34 | Do Portal do Governo

Um novo tipo de papel de segurança será usado na emissão de documentos no Estado de São Paulo, dificultando a ação de falsários que forjam certidões de nascimento e óbito. A iniciativa inédita da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo (Arpen), de impor um novo padrão de papel para os 801 cartórios de Registro Civil do Estado, teve a aprovação da Corregedoria Geral do Estado.

O novo modelo de certidão, obtido do mesmo fornecedor de papel que atende à Casa da Moeda, é composto por 16 itens de segurança, entre os quais holografia personalizada, marca d’água, filetes coloridos, segurança contra adulteração química, fundo numismático, além de conter numeração e código de identificação em barras para leitura ótica.

De acordo com o secretário da Justiça, Alexandre de Moraes, o papel atende aos padrões internacionais de segurança e garantirá maior autenticidade às certidões, eliminando dúvidas quanto à procedência do documento. “É um meio eficiente e inteligente de combate ao crime organizado. Acredito que, nessa batalha, devemos usar a inteligência e não armas de fogo. Com a nova medida, estamos reduzindo a possibilidade de falsificação de documentos, estelionatos, abertura de contas fantasmas, entre outros.”

Sem ônus

Segundo o diretor da Arpen, Reinaldo Velloso dos Santos, o lançamento do papel de segurança não causará nenhum ônus ao cidadão. “A substituição das certidões acontecerá espontaneamente, até porque os documentos que não forem emitidos com esse novo tipo de papel estarão sujeitos à confirmação de autenticidade, como acontece atualmente com os registros de permanência de estrangeiros que dão entrada na Polícia Federal.”

Andréa Barros
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)