Justiça: Junta Comercial inaugura posto de atendimento na Penha

Posto foi inaugurado na manhã de hoje

qua, 10/09/2003 - 19h58 | Do Portal do Governo

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, inaugurou na manhã desta terça-feira, dia 9, um Posto de Atendimento Avançado da Junta Comercial do Estado de São Paulo, no Bairro da Penha, Zona Leste da Capital, para a realização de registros de abertura, alteração e encerramento de empresas em, no máximo, 24 horas. Antes da inauguração, os empresários da região levavam de 3 a 4 dias para obter o registro de documentos na sede da Jucesp, na Barra Funda, em função da grande demanda.

Para agilização dos serviços, o posto encaminhará todos os documentos ao Escritório Regional da Junta, localizado na Rua Boa Vista, Centro da Capital. Somente os documentos referentes a Sociedades por Ações serão, obrigatoriamente, enviados à sede da Junta Comercial, por dependerem de decisão do Colégio de Vogais da Junta.

Segundo o secretário da Justiça, Alexandre de Moraes, ‘a desburocratização dos serviços da Jucesp cumpre um papel importante, num momento em que a figura do empreendedor, do comerciante e das associações comerciais são vitais para o reaquecimento da economia e para a luta contra o abusivo aumento de tributos, que se deslumbra no Congresso Nacional’.

Até o final do ano, outro posto da Junta deverá ser inaugurado no bairro do Ipiranga. O anúncio foi feito durante a solenidade de inauguração, pelo vice-presidente coordenador institucional das sedes distritais da Associação Comercial, Waldemir Madazio, que na oportunidade representava o presidente da Associação e da Federação Comercial de São Paulo, Guilherme Afif Domingos. Segundo Madazio, a intenção da Associação Comercial é instalar postos nas 15 distritais de São Paulo.

Posto Penha

Na Penha, o posto de atendimento da Jucesp funciona na Rua Gabriela Mistral, 199 (nas dependências da Associação Comercial). Ele é responsável pelo atendimento de toda a região Leste. Mais de seis mil empresas serão beneficiadas pelos serviços de baixa, busca, constituição, abertura, reentradas, fechamento de empresas e outros.

Para exemplificar a importância da iniciativa, o diretor superintendente da Distrital da Associação Comercial da Penha, Ivan Lorena Vitale, afirmou que o posto já atendeu 60 usuários nos 20 primeiros dias de funcionamento.
Este é o 6º posto de atendimento instalado na Capital, e o 52º em todo o Estado. Para a sua implantação, a distrital da Associação Comercial na Penha formalizou convênio com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e Junta Comercial do Estado de São Paulo.

Para o presidente da Jucesp, Armando Luís Rovai, a descentralização dos serviços permite garantir a cidadania plena dos usuários da Junta, que é responsável pelo maior banco de dados da América Latina, com mais de 1,9 milhão de empresas registradas e em atividades no Estado de São Paulo.

Na Capital, os outros postos da Junta Comercial funcionam nos Poupatempos da Sé, Itaquera, Santo Amaro e Guarulhos, e nas dependências do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo, no Centro da Cidade.

Da Secretaria da Justiça

M.J.