Justiça: Junta Comercial de São Paulo atuará no combate ao crime organizado

Informação foi dada durante a posse do novo presidente do órgão, Armando Luiz Rovai

qua, 19/06/2002 - 10h07 | Do Portal do Governo

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) será transformada num instrumento de combate à corrupção. A informação partiu do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, durante a posse do novo presidente da Junta Comercial, realizada nesta terça-feira, dia 18, em ato solene no Plenário da Jucesp.

Segundo Moraes, o Ministério Público já tem convênio assinado com o órgão, o que tem permitido uma troca de informação ágil, para fins de análise societária, de transferência e de incorporação. No entanto, novos convênios deverão ser firmados pela Jucesp até o final do ano para possibilitar uma atuação conjunta e inteligente de combate à fraude, à corrupção e, especialmente, à lavagem de dinheiro que passa por alterações societárias.

O advogado Armando Luiz Rovai, novo presidente da Jucesp, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, substitui o advogado Nivaldo Cleto, que pediu exoneração do cargo para se dedicar à advocacia, depois de mais de seis meses na presidência do órgão.

A meta do novo presidente é dar continuidade aos projetos de modernização da Junta Comercial, investindo no treinamento dos profissionais e na informatização do órgão, para melhor atender aos usuários. Para ele, serviço público com falhas, mesmo que poucas, resulta em cidadania precária, incompleta. Para isso, Rovai pretende investir na disponibilidade de informações, nas quais o próprio usuário poderá acessar todas as informações, sem necessitar da ajuda de terceiros (intermediários) que encarecem os serviços prestados pelo Estado.

Participaram da solenidade de posse, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/SP, Carlos Miguel Aidar; o presidente do Sindicato de Micros e Pequenas Indústrias, Joseph Cury; o secretário-adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Geanpaolo Smanio; representantes de escritórios regionais da Jucesp do Interior e da Grande São Paulo; professores de universidades; representantes de Associações de Classe.

Perfil

Armando Luiz Rovai é formado em direito pela Universidade Mackenzie, onde cursa mestrado em Direito Político e Econômico. Advogado especializado em direito empresarial, com ênfase em contencioso civil, iniciou sua carreira na Jucesp, em 1995, como assessor técnico. Em 1996, ocupou os cargos de diretor de Registro do Comércio e secretário-geral adjunto. De 1997 a 1999, como ouvidor, iniciou o projeto de visitas de estudantes de Direito à Junta Comercial com o intuito de integrar o aluno à prática profissional.