Justiça: Jucesp inaugura serviços que reduzem de 24 para 6 horas o tempo de espera

Sistema de atendimento será inaugurado pelo secretário Alexandre de Moraes

dom, 25/05/2003 - 14h26 | Do Portal do Governo

Na próxima terça-feira, dia 27, o escritório da Junta Comercial do Estado de São Paulo, em Pinheiros, deverá reduzir de 24 horas para seis horas o tempo de espera para a abertura, alteração e encerramento de empresas. O ágil sistema de atendimento será inaugurado pelo secretário Alexandre de Moraes, às 11 horas, na Av. Rebouças, 1761. A cerimônia, contará com a presença do presidente da Jucesp, Armando Rovai, do presidente da Associação Nacional dos Simpi, Joseph Couri, e do presidente da Associação das Comissárias de Despachos, Haroldo Piccina.

A medida favorecerá a desburocratização em todos os atos registráveis, especialmente no que diz respeito ao fechamento de empresas. Hoje, muitos empreendedores de pequenas e microempresas são impedidos de recomeçar o negócio ou criar novas empresas pelas dificuldades de fechamento das anteriores. Ao facilitar os serviços, a Jucesp estará colaborando com o programa de geração de empregos e de renda para os municípios.

O escritório regional de Pinheiros atende 1.120 usuários por mês. Ele tem capacidade para realizar 90% dos serviços executados pela sede, na Barra Funda. No local é possível registrar documentos referentes a inscrição, alteração e fechamento de empresas, além da constituição, alteração e baixa de cooperativas e sociedades empresariais, entre elas as sociedades limitadas. O escritório também fornece fichas de breve relato e consultas ao nome empresarial. A exceção fica por conta da emissão de certidões e documentos sujeitos ao regime de decisão do colégio de Vogais da Junta.

A grande procura do escritório pelos comerciantes, contadores, advogados e demais usuários da região levou a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania a celebrar convênio com a ASSIMP – Associação Nacional dos Simpi e com a Associação Nacional das Comissárias de Despachos e Agentes de Carga Aérea para a permanência do órgão, por mais dois anos, em Pinheiros.

A Jucesp atende desde 1997 na Av. Rebouças. Foram 72 mil atendimentos nos últimos 5 anos, 4 % do atendimento prestado pela sede (Rua Barra Funda, 824).