Justiça: Jovens assentados planejam Olimpíada Agrária

Participam do encontro representantes dos assentamentos Boa Sorte, Monte Alegre (Motuca), Guarani (Pradópolis), Córrego Rico (Jaboticabal) e Ibitiúva

sex, 28/05/2004 - 18h47 | Do Portal do Governo

Cerca de 200 jovens assentados se reúnem neste domingo, a partir das 9 horas, no assentamento Boa Sorte, em Restinga, para planejar a realização de uma Olimpíada Agrária na região. Participam do encontro representantes dos assentamentos Boa Sorte, Monte Alegre (Motuca), Guarani (Pradópolis), Córrego Rico (Jaboticabal) e Ibitiúva (Pitangueiras).

Os assentados ainda estão definindo a data do evento e as modalidades esportivas. Também estão em discussão as eventuais parcerias para viabilizar o projeto. A idéia, a princípio, é envolver os assentamentos que participam dos encontros de jovens.

Além da Olimpíada Agrária, estarão em pauta projetos de desenvolvimento sustentável, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social dos assentamentos. Pela primeira vez os jovens do assentamento Monte Alegre, de Motuca, participarão do evento.

Conquistas

A organização dos grupos de jovens, iniciada em 2002, já possibilitou diversas conquistas para os assentamentos da região, como cursos de informática, coleta de lixo nos assentamentos Córrego Rico e Ibitiúva, biblioteca no assentamento Córrego Rico, vagas no Colégio Agrícola de Mirassol e um apiário-escola.

De acordo com o técnico do Itesp José Amarante, o projeto também contribui para reverter o processo de abandono dos assentamentos por parte dos jovens, que buscavam nas cidades as opções de lazer e trabalho que não encontravam no campo. ‘No assentamento Córrego Rico, por exemplo, nós contávamos com a participação de 12 jovens no início do projeto. Agora, já são 35’, explica.

Na avaliação de Amarante, os encontros têm possibilitado o aprendizado da cidadania. A cada encontro, logo após a recepção dos visitantes, é aberta uma Mesa de Diálogo em que cada jovem expõe suas experiências desde a última reunião. Os participantes opinam sobre os problemas e orientam os colegas. Os encontros terminam com atividades culturais e esportivas.

Além do apoio da Fundação Instituto de Terras, entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, o projeto conta com apoio das prefeituras, que oferecem o transporte, e das próprias comunidades assentadas, que se organizam a cada evento para receber os visitantes, oferecendo sua infra-estrutura e alimentação.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.